
Governo entrega Terminal Novo Mundo reformado e amplia acessibilidade e segurança no sistema de transporte metropolitano
A revitalização do Terminal Novo Mundo, entregue nesta sexta-feira (24/01) em Goiânia, marca o início de uma série de mudanças que prometem reestruturar o transporte público da Região Metropolitana até 2026. Durante a solenidade, o vice-governador Daniel Vilela ressaltou a relevância do projeto, fruto de um novo modelo de governança.
“Trata-se de um marco importante nesse processo de transformação profunda no transporte coletivo da região metropolitana”, declarou Daniel, lembrando os desafios enfrentados no passado, quando o Estado de Goiás se mantinha alheio às questões do setor. “Fui vereador em 2008 e me lembro que o transporte era tratado como um problema exclusivo dos prefeitos, sem qualquer apoio estadual. O governador Ronaldo Caiado mudou isso. Até 2026, todos os ônibus serão renovados, e mais 300 veículos serão adicionados à frota.”
A reforma do Terminal Novo Mundo, que recebeu R$ 18,5 milhões em investimentos, incluiu ampliação da área de 5,3 para 6,4 mil metros quadrados, novos sistemas de acessibilidade, segurança 24 horas, iluminação de LED e um Centro Comercial Popular para 84 permissionários. Outras obras estão previstas para este semestre, como a revitalização do Terminal Praça da Bíblia, no Setor Leste Universitário.
Além das reformas estruturais, a renovação da frota é uma prioridade do governo. Em 2025, 200 ônibus serão entregues, incluindo 49 veículos elétricos, reafirmando o compromisso com um transporte menos poluente. O investimento total no projeto Nova RMTC é de R$ 1,7 bilhão até 2026.
O Governo de Goiás, com a liderança de Ronaldo Caiado, mantém o congelamento do preço da tarifa desde 2019 e oferece à população benefícios como o Passe Livre do Trabalhador e o Cartão Família. “Hoje temos uma política honesta, que respeita o dinheiro do povo e atende às suas necessidades. Essa é a política que transforma Goiás em referência nacional”, concluiu o vice-governador.
Próximos passos
Ainda neste ano, serão entregues as reformas de 10 plataformas e seis terminais do BRT Leste-Oeste, antigo Eixo Anhanguera. Além do terminal da Praça da Bíblica, que será reinaugurado nos próximos meses, estão previstas obras nos terminais do Dergo, Praça A, Senador Canedo e Padre Pelágio.
O plano de modernização inclui também reinaugurações de estações: Botafogo, Iquego, Anicuns, Vila Morais, HGG, José Hermano, Ruas 7 e 8 (Setor Central), Capuava e Cascavel. No ano passado, nove estações já tinham sido totalmente revitalizadas: Anhanguera, Campinas, Hemocentro, Lago das Rosas, Vila Bandeirantes, Rua 20 (Mercado Central), Universitária, Palmito e Jóquei Clube, num total de 19 estações entregues totalmente revitalizadas à população.
Foto: Jota Eurípedes
Vice-Governadoria – Governador de Goiás