IMG-20241119-WA0109-scaled.jpg


Competidores conquistaram vagas durante o maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina, realizado em Goiânia com apoio do Governo de Goiás

Goiás celebrou mais uma vitória na área de tecnologia e inovação com a classificação de duas equipes goianas para o Campeonato Mundial de Robótica. O feito aconteceu durante o Robótica 2024, maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina, realizado de 11 a 17 de novembro no Centro de Convenções de Goiânia, que contemplou três competições nacionais da área: a Competição Brasileira, a Olimpíada Brasileira e a Mostra Nacional, que serviram como etapas classificatórias para o mundial.

A equipe Brainbots, formada por alunos do Colégio Lassale, de Goiânia, garantiu o 3º lugar na modalidade Robótica de Resgate, na Olimpíada Brasileira de Robótica, e vai para o mundial. Também garantiu vaga, por meio da Mostra Nacional de Robótica, a equipe do Colégio Veratz, de Catalão. As duas equipes asseguraram suas idas para o Campeonato Mundial, que será realizado de 15 a 21 de julho de 2025, em Salvador (BA).

A equipe Pequi Mecânico, da Universidade Federal de Goiás (UFG), conquistou o 3º lugar na categoria RoboCup Soccer Humanoid League – o futebol de robôs humanoides – na Competição Brasileira de Robótica. O time ainda pode se classificar para o mundial, mas precisa passar por outra etapa, com submissão de vídeo realizando algumas tarefas.

“Esse foi um dos melhores resultados das equipes goianas nas competições nacionais de robótica e conseguimos, pela primeira vez, acompanhar tudo aqui no nosso estado. E não vamos parar por aí. O governo tem, cada vez mais, investido na formação dos nossos jovens nessa área para que Goiás seja referência internacional”, relata o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Prêmios
Outros times de Goiás também alcançaram bons resultados, em categorias extras, que não levam ao mundial. Foi o caso do Centro de Ensino em Período Integral Gomes de Souza Ramos, escola da rede estadual de ensino localizada em Anápolis, que ganhou prêmios nas categorias Superteam: Cyber Nordics e de Superteam: Produção artística. Ambos os prêmios na Olimpíada Brasileira de Robótica.

O Colégio Estadual Damiana da Cunha, em Goiânia, ficou em 2º lugar Modalidade Prática Virtual Simulação, e o time do Colégio Visão, de Goiânia, ganhou o Prêmio Extra de Melhor Programação, na Modalidade Prática de Resgate Presencial. As categorias extras não garantem vaga para o Campeonato Mundial, mas promovem o trabalho em equipe ao desafiar duas equipes a programarem juntas um robô para solucionar uma tarefa surpresa.

“O evento foi uma forma de difundir a robótica e a inteligência artificial a todos os goianos. Para nós, é um orgulho ver as equipes goianas classificadas para representar Goiás no mundial, em 2025”, afirma a diretora do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG) e coordenadora do evento, Telma Soares.

O Robótica 2024 foi promovido pela RoboCup Brasil, com organização do Ceia-UFG, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti). O evento reuniu mais de 2 mil competidores de todo o Brasil e de países como Rússia e Chile, além de milhares de pessoas que passaram pelo local durante os dias de evento, que também contou com uma programação diversificada.

Destaque para os estandes das Escolas do Futuro de Goiás e do programa Sukatech – iniciativas do Goiás Social, por meio da Secti. Ambas oferecem ensino técnico gratuito em tecnologia para a população de baixa renda, contribuindo para a formação de novos talentos no estado.

Arenas de competição de robótica
Além da classificação de equipes goianas para o Campeonato Mundial alcançadas durante o evento, ficarão em Goiás oito arenas de competição de robótica que serão instaladas em escolas estaduais de cinco cidades (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Palmeiras de Goiás e Itaberaí), entre instituições de tempo integral da rede estadual e Escolas do Futuro de Goiás, além de duas unidades municipais de Goiânia. As arenas foram doadas pela RoboCup Brasil, realizadora das competições. A intenção é incentivar os alunos a aprenderem robótica.

As arenas se somam aos investimentos que o Governo de Goiás tem feito em tecnologia. Desde 2021, quase 13 mil alunos já receberam certificados dos cursos gratuitos de tecnologia oferecidos pelas Escolas do Futuro de Goiás, além dos laboratórios de robótica do Goiás Social, via Secti, presentes em mais de 20 cidades goianas.

Fotos: Weimer Carvalho e André Bianchi

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

About Author