1 APRESENTAÇÃO
No documento da BNCC, a competência de Responsabilidade e Cidadania é descrita como o “agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”. A participação de jovens nas tomadas de decisões está condicionada à educação sobre o exercício da cidadania, conceitos políticos e o funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Nesse sentido, a educação política, inclusive buscando o envolvimento e o engajamento dos jovens, é de fundamental importância para que a democracia no país seja fortalecida e, sobretudo, não seja meramente considerada à luz do aspecto quantitativo do “vence quem ganha mais votos”.
A importância da juventude para a democracia é ressaltada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE, 2020) quando enfatiza que “a participação dos jovens na vida pública é um dos fatores que contribuem para fortalecer a democracia e aumentar a riqueza dos debates sobre os desafios e problemas nacionais”. Assim, faz-se necessário educar os jovens politicamente para que estes passem a conhecer sobre política e, a partir deste conhecimento, busquem se engajar nela.
2 PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino Fundamental (6ºs aos 9ºs anos – matutino e vespertino)
3 DURAÇÃO
01/03 a 14/06/2024
4 OBJETIVOS
Geral:
- Promover uma reflexão crítica acerca dos conceitos de república, cidadania, democracia, escolha eleitoral e responsabilidade sociopolítica e conscientes das funções deveres dos representantes dos Três Poderes nas diferentes instâncias.
Específicos:
- Prestar informações sobre a importância de escolher seus representantes;
- Levar os discentes a conhecerem os Três Poderes em suas diferentes instâncias;
- Incentivar o conhecimento sobre o processo eleitoral e orientar sobre a escolha por meio de voto consciente;
- Aproximar crianças e adolescentes por meio de palestras, visitas a Câmara de Vereadores, Cartório e Fórum, simulação de eleições, apresentação da Urna Eletrônica concernentes a temas ligados à democracia.
5 DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do projeto será em consonância com os conteúdos propostos e será feito através de atividades coletivas e individuais com os alunos, e com a interação professor e aluno. Algumas atividades serão sistematizadas e realizadas em sala de aula e outras extraclasse
6 ATIVIDADES PROPOSTAS
- Pesquisa, seminários e discussões sobre os Três Poderes nas instancias: Federal, Estadual e Municipal
- Pesquisa, seminários e discussões sobre sistema eleitoral brasileiro nas instancias: Federal, Estadual e Municipal
- Pesquisa, seminários e discussões sobre os Partidos Políticos
- Visita de Campo: Câmara dos Vereadores, Cartório Eleitoral e Fórum,
- Confecção de cartazes, frases quadrinhos. (parceria com a disciplina de Arte),
- Concurso de redação sobre Os Três Poderes (parceria com a disciplina de Língua Portuguesa),
- Criação de partidos políticos pelos alunos;
- Escolha de candidato(a) para concorrer ao cargo de “prefeito(a)” da escola;
- Elaboração de um “plano de governo”
- Fazer coligações partidárias
- Confeccionar material de campanha; (santinhos, cartazes, músicas de campanha …)
- Apresentar o plano de governo para todas as turmas da escola;
- Fazer a campanha política;
- Organizar o processo eleitoral (mesários, fiscais, urnas, crachás …);
- Realizar a eleição do(a) prefeito(a) da escola.
- Premiação do concurso de redação
- Premiação do concurso de desenho
7 CRONOGRAMA
Março
- Trabalhar os temas: Os Três Poderes e o Processo Eleitoral Brasileiro
- Visita a Câmara do Vereadores, ao Cartório Eleitoral, ao Fórum
Abril
- Confecção de cartazes, frases quadrinhos. (parceria com a disciplina de Arte),
- Concurso de redação sobre Os Três Poderes (parceria com a disciplina de Língua Portuguesa),
- Criação de partidos políticos pelos alunos
Maio
- Elaboração de um “plano de governo”
- Fazer coligações partidárias
- Confeccionar material de campanha;
- Apresentar o plano de governo para todas as turmas da escola;
- Iniciar a campanha política;
- Organizar o processo eleitoral (mesários, fiscais, urnas…);
Junho
- Dia 13 – Palestra com representantes da EJE – Escola Judiciária Eleitoral
- Formação para alunos(as) que trabalharão como mesários(as) com representantes da EJE – Escola Judiciária Eleitoral
- Dia 14 – Realização da eleição (apoio da EJE – Escola Judiciária Eleitoral)
- Dia 14 – Divulgação do resultado da Eleição (apoio do Cartório Eleitoral de Ipameri e da EJE)
Abaixo os alunos candidatos: