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1 APRESENTAÇÃO

No documento da BNCC, a competência de Responsabilidade e Cidadania é descrita como o “agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”. A participação de jovens nas tomadas de decisões está condicionada à educação sobre o exercício da cidadania, conceitos políticos e o funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

 Nesse sentido, a educação política, inclusive buscando o envolvimento e o engajamento dos jovens, é de fundamental importância para que a democracia no país seja fortalecida e, sobretudo, não seja meramente considerada à luz do aspecto quantitativo do “vence quem ganha mais votos”.

A importância da juventude para a democracia é ressaltada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE, 2020) quando enfatiza que “a participação dos jovens na vida pública é um dos fatores que contribuem para fortalecer a democracia e aumentar a riqueza dos debates sobre os desafios e problemas nacionais”.  Assim, faz-se necessário educar os jovens politicamente para que estes passem a conhecer sobre política e, a partir deste conhecimento, busquem se engajar nela.

 2 PÚBLICO ALVO  

Alunos do Ensino Fundamental (6ºs aos 9ºs anos – matutino e vespertino)

3 DURAÇÃO

01/03 a 14/06/2024

4 OBJETIVOS

Geral:

  •  Promover uma reflexão crítica acerca dos conceitos de república, cidadania, democracia, escolha eleitoral e responsabilidade sociopolítica e conscientes das funções deveres dos representantes dos Três Poderes nas diferentes instâncias.

Específicos:

  •  Prestar informações sobre a importância de escolher seus representantes;
  •  Levar os discentes a conhecerem os Três Poderes em suas diferentes instâncias;
  •  Incentivar o conhecimento sobre o processo eleitoral e orientar sobre a escolha por meio de voto consciente;
  •  Aproximar crianças e adolescentes por meio de palestras, visitas a Câmara de Vereadores, Cartório e Fórum, simulação de eleições, apresentação da Urna Eletrônica concernentes a temas ligados à democracia.

5  DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento do projeto será em consonância com os conteúdos propostos e será feito através de atividades coletivas e individuais com os alunos, e com a interação professor e aluno. Algumas atividades serão sistematizadas e realizadas em sala de aula e outras extraclasse

6 ATIVIDADES PROPOSTAS

  • Pesquisa, seminários e discussões sobre os Três Poderes nas instancias: Federal, Estadual e Municipal
  • Pesquisa, seminários e discussões sobre sistema eleitoral brasileiro nas instancias: Federal, Estadual e Municipal
  • Pesquisa, seminários e discussões sobre os Partidos Políticos
  • Visita de Campo: Câmara dos Vereadores, Cartório Eleitoral e Fórum, 
  • Confecção de cartazes, frases quadrinhos. (parceria com a disciplina de Arte),
  • Concurso de redação sobre Os Três Poderes (parceria com a disciplina de Língua Portuguesa),
  • Criação de partidos políticos pelos alunos;
  • Escolha de candidato(a) para concorrer ao cargo de “prefeito(a)” da escola;
  • Elaboração de um “plano de governo”
  • Fazer coligações partidárias
  • Confeccionar material de campanha; (santinhos, cartazes, músicas de campanha …)
  • Apresentar o plano de governo para todas as turmas da escola;
  • Fazer a campanha política;
  • Organizar o processo eleitoral (mesários, fiscais, urnas, crachás …);
  • Realizar a eleição do(a) prefeito(a) da escola.
  • Premiação do concurso de redação 
  • Premiação do concurso de desenho

7 CRONOGRAMA

Março

  • Trabalhar os temas: Os Três Poderes e o Processo Eleitoral Brasileiro
  • Visita a Câmara do Vereadores, ao Cartório Eleitoral, ao Fórum

Abril

  • Confecção de cartazes, frases quadrinhos. (parceria com a disciplina de Arte),
  • Concurso de redação sobre Os Três Poderes (parceria com a disciplina de Língua Portuguesa),
  • Criação de partidos políticos pelos alunos

Maio

  • Elaboração de um “plano de governo”
  • Fazer coligações partidárias
  • Confeccionar material de campanha;
  • Apresentar o plano de governo para todas as turmas da escola;
  • Iniciar a campanha política; 
  • Organizar o processo eleitoral (mesários, fiscais, urnas…);

Junho

  • Dia 13 – Palestra com representantes da EJE – Escola Judiciária Eleitoral
  • Formação para alunos(as) que trabalharão como mesários(as) com representantes da EJE – Escola Judiciária Eleitoral
  • Dia 14 – Realização da eleição (apoio da EJE – Escola Judiciária Eleitoral)
  • Dia 14 – Divulgação do resultado da Eleição (apoio do Cartório Eleitoral de Ipameri e da EJE)  

Abaixo os alunos candidatos:

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