Pré-candidato a prefeito de Goiânia, o ex-deputado e presidente licenciado da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) conta com o apoio da base governista para a disputa de outubro próximo em Goiânia.

Pré-candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), ex-deputado federal e presidente licenciado da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), aparece ao lado do governador Ronaldo Caiado (UB) nas pílulas da propaganda partidária na TV do União Brasil, que começaram a ser veiculadas na semana passada. Com o título “Chama que ele resolve, Goiânia”, Caiado divulgou em suas redes sociais o vídeo veiculado no horário eleitoral reservado ao partido, sugerindo que Mabel tem potencial para resolver os problemas que a capital enfrenta.

“Todo mundo sabe que Goiás hoje é exemplo para o Brasil. Exemplo na segurança, na geração de emprego, na educação e no combate à pobreza”, diz Caiado abrindo a pílula. Logo em seguida, aparece Mabel afirmando que é preciso replicar em Goiânia tudo que Caiado fez pelo Estado. “É preciso fazer em Goiânia o que o Caiado está fazendo em Goiás. Um governo com boa gestão, visão de cultura e compromisso com as pessoas”. O vídeo termina com Caiado e Mabel dizendo que vão caminhar juntos, lado a lado, melhorando Goiânia.

Governador mais bem avaliado do Brasil, com aprovação em Goiás que chega a 86% do eleitorado goiano, segundo pesquisa Genial/Quaest, Ronaldo Caiado, de acordo com fontes ligadas à base, vai trabalhar com total disposição para que o nome de Sandro Mabel chegue competitivo no dia 6 de outubro, data do primeiro turno da eleição municipal. O governador aposta na competência do aliado para resgatar a boa gestão em Goiânia.

Para especialistas em legislação eleitoral, a peça divulgada por Caiado está em perfeita consonância com o que estabelece a lei e não fere a legislação eleitoral, que proíbe propaganda antecipada com pedido de voto antes de a campanha começar oficialmente. No caso da peça veiculada, não há pedido de voto, nem tampouco sugestão de voto. A legislação permite a divulgação de elogios e a sugestão dos efeitos positivos de uma eventual vitória do postulante ao cargo.

Pré-candidatura

Empresário, ex-deputado federal e presidente licenciado da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel foi convidado pelo próprio governador Ronaldo Caiado para encabeçar a chapa governista na eleição para a prefeitura de Goiânia em outubro próximo. Mabel aceitou o convite em março passado e logo em seguida deixou o Republicanos para se filiar ao União Brasil, partido presidido por Caiado em Goiás.

De acordo com Ronaldo Caiado, o perfil de Mabel aparece em todos os levantamentos qualitativos feitos pela base como aquele esperado pelo eleitor goianiense como capaz de resolver os problemas que afligem a capital. “Eu falei para o Sandro que ele deveria pensar em Goiânia. Nossa capital precisa do estilo de gerenciar dele”, explicou Caiado, quando anunciou o empresário como pré-candidato da base em Goiânia.

Segundo Mabel, embora tivesse descartado a possibilidade de disputar o pleito, a forma incisiva como foi abordado pelo governador Ronaldo Caiado o fez mudar de ideia e praticamente não teve como se negar ao desafio.

“O governador me chamou e fez um pedido muito duro, dizendo que eu tinha de ter responsabilidade, que a cidade está em condições muito ruins, encardida, com uma série de dificuldades, que precisa de boa gestão, precisa de um gerente, de alguém firme e que não vá fazer rolo. Falou: ‘Eu te conheço e a gente precisa de um gestor aqui. Goiânia perdeu o rumo’”, disse o agora pré-candidato ao jornal O Popular.

O vice-governador e presidente regional do MDB, Daniel Vilela, que participou efetivamente da escolha de Sandro Mabel como candidato da base, faz coro às palavras de Caiado e reforça que as pesquisas mostram que o perfil de Mabel se enquadra dentro das expectativas do eleitorado goianiense, que, segundo ele, clama pelo resgate das boas gestões que Goiânia já teve.

“Precisamos reconquistar a referência que nossa cidade sempre foi para o país e para o mundo, para que assim os goianienses se sintam realizados com o trabalho de um gestor que realmente cuida de Goiânia”, ressalta.

Perfil

Sandro Mabel tem 65 anos, é empresário, foi deputado estadual e federal por quatro mandatos. Atualmente é presidente licenciado da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), entidade ligada ao Sistema S. Em 1992, Mabel disputou a eleição para prefeito de Goiânia e foi derrotado por Darci Accorsi, na época filiado ao PT. Seu último mandato parlamentar terminou em fevereiro de 2015.

About Author