Se as eleições de 2024 fossem realizadas hoje, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) venceria com 18,7% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura de Goiânia, aponta levantamento realizado pelo Instituto Gazeta de Pesquisas.

Na sequência, Gustavo Gayer (PL), deputado federal, obteria 16,1% das intenções de voto. Adriana Acorsi (PT) aparece em terceiro lugar com 15,7% dos votos na pesquisa estimulada.

Já na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Gayer lidera com 8,4% das intenções. Nessa modalidade, Acorsi recebeu 7,7% das menções, e Cardoso 7,2%.

Levantamento também aponta que 30,5% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). O índice de rejeição de Adriana Acorsi e Gustavo Gayer são de 17,6% e e 9,4%, respectivamente.

VEREADORES

O Instituto Gazeta de Pesquisas divulgou nesta sexta-feira (26) os números de intenção de votos para compor a Câmara de Vereadores em Goiânia.

Romário Policarpo lidera com 1,7%, seguido por Dra. Cristina, Sargento Novandir, Wellington Peixoto, Fred Rodrigues, Igor Franco e Geverson Abel, todos com 1,4%.

De acordo com os dados, dos 800 entrevistados, 60,6% ainda não decidiram ou preferiram não responder.

METODOLOGIA

Os dados foram coletados em Goiânia no período de 19 de abril de 2024 a 20 de abril de 2024, abrangendo entrevistas com moradores de 16 anos de idade ou mais. A seleção das pessoas entrevistadas seguiu quotas proporcionais às variáveis de sexo, faixas etárias, escolaridade e faixas de renda.

No total, foram realizadas 800 entrevistas, utilizando questionários estruturados de acordo com os objetivos da pesquisa.

Quanto ao intervalo de confiança, com um grau de confiabilidade de aproximadamente 95%, a margem de erro estimada para a amostra total é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos, não sendo aplicável a cruzamentos ou filtragens de dados.

A pesquisa foi devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o n.º GO-06137/2024.

About Author