IMG-20230411-WA0054

Há 100 dias do segundo mandato do governador Ronaldo Caiado, reeleito no primeiro turno da eleição com quase 52% dos votos válidos, o quadro político goiano atual é visto por analistas como um dos mais favoráveis a um chefe de executivo estadual nos últimos 16 anos, pelo menos.

Se em 2018 Caiado contou com apenas 16 prefeitos na sua campanha vitoriosa daquela eleição, em 2022, o governador goiano teve o apoio de 236 prefeitos municipais, de um universo de 246 municípios, e de 12 partidos políticos. Sem sobressaltos na composição da sua equipe, Caiado tem conseguido manter o apoio integral de todos os partidos que compuseram sua base de apoio nas últimas eleições, e, mais do que isso, recebido apoio de adversários até então considerados históricos.

Na opinião de analistas, a postura republicana de Ronaldo Caiado, corroborada pelas ações de defesa da democracia e dos resultados das urnas, tomadas logo após o encerramento do segundo turno das eleições presidenciais do ano passado, somada ao fato de ter sido reeleito em primeiro turno, é um dos motivos que contribu- íram com o arrefecimento da oposição em relação ao seu segundo governo, iniciado em 1º de janeiro. É claro, dizem esses analistas, que Caiado, por um lado, garantiu o apoio popular, respondendo com ações os anseios da população, e, por outro lado, soube contemplar seus aliados.

A boa avaliação do governo Caiado, apontada pela pesquisa Serpes/FGM, divulgada no último dia 15 de março, é lida pelos políticos goianos como mais uma prova de que o governador de Goiás está no caminho certo, e que, portanto, merece o apoio para implementação das políticas públicas de interesse da população. Segundo a pesquisa, a gestão Caiado é avaliada positivamente por 61,9% do eleitorado goiano. Apenas 7,4% consideram o governo ruim ou péssimo.

Isso, sem dúvidas, impacta positivamente a relação situação/oposição.

About Author