Iniciativa do Goiás Social leva atendimento oftalmológico gratuito a todas as escolas estaduais da capital, com mais de 12 mil óculos prescritos
O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e em parceria com as secretarias de Estado da Saúde (SES), da Educação (Seduc) e do Desenvolvimento Social (Seds), além da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG), atendeu mais de 39 mil alunos da rede pública estadual de Goiânia com o programa Olhar para Todos, a maior política pública de saúde oftalmológica do Centro-Oeste.
Lançada em novembro de 2024, a iniciativa conta com mais de R$ 36 milhões em investimentos estaduais e leva uma estrutura completa às escolas para a realização de exames oftalmológicos em estudantes. O encerramento dos atendimentos de Goiânia aconteceu no Colégio da Polícia Militar de Goiás Hugo de Carvalho Ramos (CEPMG), que conta com 2.266 alunos matriculados. No local, foram realizados 1.389 atendimentos oftalmológicos, com 888 altas médicas (63,9%), 432 óculos prescritos (31,2%) e 69 encaminhamentos (4,9%) para avaliação especializada.
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destacou que o programa tem um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades entre os alunos. Segundo ela, a ação representa cuidado, inclusão e um olhar atento ao futuro das crianças e jovens. “Quando o Governo de Goiás garante que cada aluno enxergue bem, estamos garantindo também que ele possa aprender melhor, sonhar e realizar seus objetivos. É um gesto de amor e compromisso com a educação e a dignidade de cada estudante”, afirmou.
O evento marcou a conclusão da etapa da capital, onde o programa foi desenvolvido ao longo do ano. Após concluir os atendimentos em Goiânia, o programa inicia nesta sexta-feira (7/11) a nova etapa em Aparecida de Goiânia, dando continuidade à expansão do Olhar para Todos.
Desde o lançamento, o programa atendeu todas as 108 escolas estaduais de Goiânia, alcançando 58.341 alunos matriculados. Ao todo, 39.208 estudantes passaram por atendimento oftalmológico completo, com 12 mil óculos prescritos e doados pela OVG. Entre os resultados, 60% dos alunos receberam alta médica, 30,48% tiveram indicação de óculos e 6,45% foram encaminhados ao Cerof-UFG para acompanhamento especializado.
O médico e fundador do Cerof-UFG, Marcos Ávila, ressaltou o impacto do programa e as melhorias implementadas. “No próximo ano, o Olhar para Todos vai percorrer todo o estado com mais equipes, atendendo várias cidades no mesmo dia. O projeto não se limita a avaliar a visão: realizamos exames completos, incluindo estrabismo, fundo de olho, fotografias da retina e medida da acuidade visual com óculos”.
“Quem precisa de óculos recebe gratuitamente e os casos que exigem tratamento especializado são encaminhados ao Cerof-UFG, como estrabismo, catarata congênita, glaucoma e outros problemas oculares. As melhorias implementadas este ano tornam o programa ainda mais completo e eficaz”, explica o médico.
A gestora pedagógica do CEPMG Hugo de Carvalho Ramos, Elizabete Zorzetti, reforçou a importância da ação para a escola. “Identificar e tratar problemas visuais é essencial para o sucesso na aprendizagem. O atendimento foi rápido, organizado e de altíssima qualidade. Essa parceria entre o Governo de Goiás, a OVG e o Cerof faz toda a diferença na vida dos nossos alunos.”
Iniciativa única
O titular da SES, Rasível Santos, explica que o programa é uma iniciativa única. “Somos pioneiros no Brasil. Essa iniciativa impacta diretamente na qualidade de vida dos estudantes, diminui a evasão escolar, índices de repetência e contribui diretamente para a qualidade do nosso ensino. Cada exame realizado é um passo na construção de um futuro com mais oportunidades para esses estudantes.”
De acordo com a estudante Heloísa Dias, o programa transforma vidas: “É muito importante, porque ajuda alunos que não têm condições de comprar óculos. Pode parecer algo simples, mas muda completamente a vida de quem precisa. Tenho amigos que dependiam disso para voltar a enxergar bem na sala de aula”.
Com uma unidade móvel equipada com quatro consultórios oftalmológicos, o Olhar para Todos leva profissionais e tecnologia de ponta diretamente às escolas. A ação é gratuita e reforça o compromisso do Governo de Goiás em cuidar da saúde e da educação dos estudantes, garantindo que todos possam enxergar bem para aprender melhor.
Fotos: Marco Monteiro


Secretaria da Saúde – Governo de Goiás
