IMG-20250916-WA0238.jpg


Goiás é o único estado que conquistou 1º lugar em todas as edições do prêmio, alcançando 100% da pontuação no ranking nacional

Pela terceira vez consecutiva, Goiás alcançou o melhor desempenho do país no ranking do Tesouro Nacional, com nota A e 100% de pontuação. O reconhecimento foi oficializado quando o Estado recebeu o Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), criado para reconhecer os estados e municípios que se destacam pelo envio de informações contábeis consistentes ao órgão.

O secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, destacou que o resultado reflete a dedicação da equipe técnica e o compromisso do Estado com a transparência. “Alcançar 100% da pontuação no ranking nacional é motivo de orgulho para todos nós e reforça a confiança da sociedade na gestão do governador Caiado”, afirmou.

A premiação foi entregue ao subsecretário do Tesouro Estadual, Wederson Xavier, durante cerimônia realizada em Brasília, na segunda-feira (15/9). “Hoje é um dia de muita festa para Goiás. Desde que o prêmio foi instituído, apenas nosso Estado ocupa a primeira posição. Quero parabenizar, em especial, nossa equipe da Superintendência Central de Contabilidade”, ressaltou o subsecretário.

O Superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Rezende, destacou: “Conquistar o 1º lugar no ranking pela terceira vez consecutiva é resultado direto da dedicação e da competência de cada contador e técnico que atua no Governo de Goiás. Tenho que destacar também a integração com as redes de gestão do Estado, que possibilitam que as informações sejam registradas tempestivamente”.

Para o subsecretário, Wederson Xavier, a conquista de 100% da pontuação evidencia a consistência dos dados contábeis de Goiás, que dão segurança às informações avaliadas pelo Tesouro Nacional e prestadas à sociedade.

Concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional, o prêmio valoriza a qualidade dos dados fiscais e contábeis de estados e municípios. “O reconhecimento faz parte do papel do Tesouro Nacional, pois fortalece o cuidado que os gestores têm na ponta, ao olhar para a informação contábil. Isso gera uma competição saudável e contribui para que os entes alcancem um lugar nesse grupo seleto”, afirmou o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.

Ranking
O Tesouro Nacional iniciou a publicação do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal em 2020 para avaliar e classificar a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos para o Siconfi, servindo de estímulo à melhoria contínua da gestão da informação contábil. Goiás evoluiu da 19ª colocação na primeira edição da Premiação e alcançou a liderança do ranking. A partir de 2023, o Ranking deu origem ao Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.

Foto: Secretaria da Economia

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

About Author