IMG-20240211-WA0056-1-1024x682-1-1.jpg


1- Todas as pessoas são filhas de Deus.
Existe um ditado popular que diz “todos somos filhos de Deus”, mas a Bíblia nunca afirmou isso.
A verdade é que todas as pessoas são criaturas de Deus (Mc 16:15), mas só nos tornamos filhos quando entregamos nossa vida a Jesus. Está escrito em João 1:12: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus.”
Ou seja, nos tornamos filhos por adoção, como está em Efésios 1:5.

2- Uma folha não cai de uma árvore sem a permissão de Deus.
Acredite você ou não, mas a frase “uma folha não cai de uma árvore senão pela permissão de Deus” não é um versículo da Bíblia, mas sim do Alcorão, ou seja, do livro dos muçulmanos. O versículo que realmente está na Bíblia e que é parecido com essa frase é Mateus 10:29, que diz que os pardais não caem no chão se o Pai não deixar.

3- Deus mudou o nome de Saulo para Paulo.
Deus não mudou o nome de Saulo para Paulo, como muitos pensam. Na verdade, ele já possuía os dois nomes ao mesmo tempo devido à sua dupla cidadania. Era judeu e romano. Como judeu, ele era chamado de Saulo, e como cidadão romano, era conhecido como Paulo. Em Atos 13:9 está escrito: “Mas Saulo, também chamado Paulo…”.

4- Saulo caiu de um cavalo.
Alguns pregadores dizem que Saulo caiu do “cavalo” quando estava a caminho de Damasco. Mas, em Atos 9, a Bíblia não menciona nenhum cavalo, diz apenas que ele caiu. Ele poderia estar em uma carroça, carruagem, camelo, jumento, a pé ou até mesmo em um cavalo. Mas a única certeza é que ele caiu.

5- Maria Madalena era uma prost*tuta.
A Bíblia nunca disse que Maria Madalena era uma prstituta. Na verdade, essa ideia dela ter sido prstituta foi criada no ano 591 por um papa da Igreja Católica chamado Gregório I, sem nenhuma base nas Escrituras. A única coisa que a Bíblia declara sobre o passado dela está em Lucas 8:2, que afirma que Jesus a libertou de 7 demônios.

6- O diabo mora no inferno.
Em nenhum momento a Bíblia afirma que o diabo mora ou já morou no inferno. No livro de Jó, é dito que ele anda rodeando a terra, João chama ele de príncipe deste mundo, em I Pedro diz que ele anda ao nosso derredor e em Efésios 6 lemos que os demônios estão nas regiões celestiais, ou seja, no espaço próximo da terra. Portanto, segundo a Bíblia, o diabo não está no inferno, mas sim sobre a terra.

7- Moisés foi levado no cesto pelas correntezas do rio.
Provavelmente você já ouviu alguma pregação ou assistiu a algum filme em que Moisés recém-nascido é levado pelas correntezas do rio dentro do cesto. Mas isso não aconteceu.
Em Êxodo 2:3 diz que o cesto foi colocado no meio dos juncos que ficavam à beira do rio, ou seja, o cesto nem saiu do lugar.

8- Os humilhados serão exaltados.
Muitos pensam que a frase “os humilhados serão exaltados” é um versículo da Bíblia, mas não é. Essa expressão dá a entender que quem foi humilhado pelas pessoas será exaltado por Deus. No entanto, a Bíblia não diz isso. O que está escrito em Mateus 23:12 é: “Aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”
Ou seja, o texto não fala de alguém humilhado pelos outros, mas de quem escolhe se humilhar, no sentido de ser humilde. Portanto, o ensino aqui é sobre humildade.

9- Quem não vem pelo amor vem pela dor.
A frase “quem não vem pelo amor, vem pela dor” também não está na Bíblia. Ela dá a ideia de que, quando alguém não se converte de boa vontade, Deus envia algum mal ou doença para forçar essa pessoa a se render.
Mas, na verdade, Deus não obriga ninguém a se converter, pois concedeu ao homem o direito de escolha. Além disso, há pessoas que mesmo passando pela dor continuam sem se voltar para Ele.

10- Jesus tomou as chaves da morte e do inferno da mão de Satanás.
A ideia de que Jesus tomou as chaves do inferno das mãos de Satanás também não está na Bíblia. Em Apocalipse 1:18, Jesus afirma: “Eu tenho as chaves da morte e do inferno.” Isso indica que Ele sempre teve essa autoridade, e não que a tomou de Satanás.

About Author