
Abertura da feira em Goiânia reúne mais de 100 países e marca anúncio de agência estadual de exportação
A consolidação de Goiás como referência internacional no comércio exterior marcou a abertura da Ficomex 2025, realizada nesta quinta-feira (4/9), em Goiânia. No evento, o vice-governador Daniel Vilela destacou que a solidez fiscal alcançada pela gestão do governador Ronaldo Caiado permite ao Estado criar instrumentos modernos para ampliar exportações e atrair investimentos.
“Estamos muito felizes de receber tantos investidores e autoridades de outros estados e países. Sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, Goiás se tornou exemplo de gestão fiscal e agora busca fortalecer cada vez mais as relações comerciais internacionais”, afirmou Daniel Vilela.
O vice-governador também lembrou que participou do resgate da feira em 2023, durante missão na China, e anunciou que o Governo de Goiás vai lançar, nos próximos dias, a Agência de Exportação e Promoção do Estado. “Será um organismo moderno, sério e ágil, que vai facilitar para que os produtores goianos levem seus produtos e se conectem com todos os países do mundo”, disse.
A Ficomex 2025 reúne mais de 100 países, incluindo parceiros estratégicos como China, Alemanha, Estados Unidos e Irã. Goiás ocupa atualmente o 8º lugar no ranking nacional de exportações e registrou superávit de US$ 4,8 bilhões no primeiro semestre deste ano. O complexo soja lidera a pauta exportadora, seguido pelas carnes, minérios de cobre e açúcar.
Força empresarial
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Rubens Fileti, ressaltou o protagonismo goiano na retomada da feira e adiantou novidades para o evento. “Em 2026, realizaremos a feira fora do Brasil, retornando a Goiás em 2027, com ainda mais força”, afirmou. Ele também anunciou a nomeação de Gusttavo Lima como diretor da entidade.
Também presente no evento, o cantor e empresário, conhecido como “embaixador”, destacou sua ligação com Goiás e defendeu o empreendedorismo como motor de oportunidades. “A educação financeira e o crédito responsável são fundamentais para que os pequenos empresários tenham chance de crescer. Eu me sinto um goiano e tenho muito orgulho de ver Goiás no centro do comércio exterior”, declarou.
A feira segue até sábado (6/9), no Centro de Convenções de Goiânia, com palestras, rodadas de negócios e workshops sobre transformação digital e sustentabilidade no mercado global.
Foto: André Costa
Vice-Governadoria – Governo de Goiás