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No dia 24 de fevereiro, segunda-feira, será comemorado os 112 anos da inauguração da antiga estação ferroviária de Goiandira que pertenceu, inicialmente, à Estrada de Ferro de Goiás e, posteriormente, à Rede Mineira de Viação.
Foi justamente, às 10h da manhã, do dia 24 de fevereiro de 1913, que a estação de Goiandira, cidade promissora do rico estado goiano, foi inaugurada, juntamente com outras estações: Anhanguera, Cumari e Catalão, as quais faziam parte do ramal ferroviário de Araguari a Catalão, com 116 km de extensão.
Para comemorar tão expressiva data histórica uma vasta programação será realizada no dia 24 de fevereiro, a partir das 19h00 no Colégio Amélia de Castro Lima, em Goiandira, com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores.
Consta da programação: solenidade dos 112 anos da chegada da ferrovia ao Município, com a participação de autoridades locais, ferroviários, professores, estudantes goiandirenses e convidados em geral; palestra com o escritor e pesquisador ferroviário, o araguarino Edmar César que fará, também, o lançamento de seu último livro – Estrada de Ferro de Goyaz – as fitas de aço da integração, uma das maiores referências sobre a história da ferrovia na região e uma exposição de material ferroviário.
Goiandira é uma cidade ferroviária pois, nasceu com a chegada da Estrada de Ferro de Goiás e, com os trilhos, teve uma expansão rápida e passou a desejar sua emancipação o que aconteceu em 6 de maio de 1931. Ao longo da história dos trilhos o município colaborou e colabora, sobremaneira, para o resgate da memória da Estrada de Ferro de Goyaz que tanto fez pelo progresso, desenvolvimento e integração de toda a região da estrada de ferro.
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No livro que será lançado pelo araguarino Edmar César consta toda a trajetória excepcional da construção da saudosa e eterna Estrada de Ferro de Goyaz – EFG e da histórica entrega do ramal Goiandira a Catalão à Rede Mineira de Viação – RMV, em meados da década de 40.
Goiandira, como sede do entroncamento entre essas duas importantes ferrovias, EFG e RMV, participou, consequentemente, da transformação do Sistema Ferroviário Nacional, constituindo-se num dos pontos de convergência das mercadorias goianas de exportação que procuravam atingir os grandes centros do país como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Consta ainda, no livro, vários depoimentos inéditos de ferroviários e de outras ilustres personalidades da aconchegante e acolhedora cidade de Goiandira e de toda a região da Estrada de Ferro.