Segundo as fontes, disparos de um sistema de defesa russo atingiram a aeronave.
Um avião fabricado pela Embraer caiu no Cazaquistão, e uma investigação preliminar sugere que um sistema de defesa russo pode ter sido o responsável pelo acidente.
A informação foi divulgada pela agência Reuters, que citou quatro fontes envolvidas na apuração do caso. De acordo com as fontes, disparos de um sistema de defesa russo atingiram a aeronave, que havia decolado do Azerbaijão. Relatos indicam que, no momento da queda, drones militares ucranianos estavam operando na região, próxima ao sul da Rússia, o que pode ter contribuído para a confusão no espaço aéreo.
Imagens do acidente, divulgadas na mesma data, mostraram orifícios na cauda do avião. Além disso, um site de monitoramento de voos registrou interferência no GPS da aeronave, que apresentou oscilações de altitude por mais de uma hora antes de perder o controle.
os governos da Rússia, Cazaquistão e Azerbaijão não haviam se pronunciado oficialmente sobre as alegações. Na manhã desta quinta-feira (26), o porta-voz do Kremlin afirmou que Moscou não irá especular sobre o ocorrido e que aguardará os resultados de uma investigação própria.