Nomes apoiados por Ronaldo Caiado e Daniel venceram ou se classificaram para segundo turno em 12 municípios dos 15 com maior quantidade de eleitores
Ronaldo Caiado e Daniel Vilela foram os grandes vencedores da disputa eleitoral nos municípios: Diego Sorgatto, do União Brasil, venceu em Luziânia
Fernando Pellozo, do União Brasil, confirmou favoritismo das pesquisas nas urnas
Wellington Carrijo será novo prefeito de Rio Verde: candidato teve apoio de Paulo do Vale, Caiado e Daniel
Welliton Carlos – Editor do Diário da Manhã
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) foi o principal vencedor da disputa eleitoral nos municípios goianos. Se o critério tange aos 15 maiores colégios eleitorais, ele conquistou 12 dos 15 com maior quantitativo de eleitorado ou foi para o segundo turno.
O desempenho se deve principalmente pela grande aprovação de sua administração – tanto o primeiro mandato quanto o segundo.
UB e MDB foram os grandes vitoriosos nas cidades, que ainda viram crescer a força do PL em municípios importantes, como Formosa e Jataí.
APARECIDA
Em Aparecida de Goiânia, a disputa entre o candidato do bolsonarismo, professor Alcides (PL), e Leandro Vilela (MDB) terminou com os dois nomes no segundo turno – o que representa uma vitória do grupo caiadista – incluso Daniel Vilela (MDB) e Gustavo Mendanha que rememoraram as gestões de Maguito Vilela no município.
O candidato de Caiado e do vice Daniel Vilela, ex-deputado federal Leandro Vilela, pode agora ampliar suas forças em uma disputa que tinha tudo para terminar no domingo.
É o famoso cavalo em disparada que saiu de trás e ameaça a vitória, conforme já indicado pelos institutos de pesquisa, como o DataUFG.
ANÁPOLIS
Anápolis é o melhor município que representa o clássico Lula versus Bolsonaro. Lá, Antônio Gomide (PT) e Márcio Correa (PL) se classificaram para o segundo turno. O bolsonarista, por grande proximidade com Daniel Vilela, deverá atrair o apoio do grupo político do governador Ronaldo Caiado.
A tendência de vitória de Márcio deve se intensificar no início da semana, com a chegada da tropa de elite do governador Ronaldo Caiado.
TRINDADE
Em Trindade, Marden Júnior (UB) bateu George Morais (PDT), fortalecendo o grupo de Caiado e Daniel Vilela. Trata-se de município estratégico da grande Goiânia.
SENADOR CANEDO
Em Senador Canedo, o candidato de Ronaldo Caiado, Fernando Pellozo (UB), liderou as principais pesquisas e se manteve como vitorioso nas urnas.
Da mesma forma que ocorreu em Goiânia, onde Vanderlan Cardoso (PSD) perdeu o pleito de forma acachapante, em Senador Canedo os eleitores imobilizaram sua esposa, Isaura Cardoso, confirmando as opiniões de estrategistas de que o eleitorado identificou uma superexposição da família na disputa.
RIO VERDE
Em Rio Verde, outro importante colégio eleitoral goiano, Wellington Carrijo (MDB) foi o vitorioso em um confronto com o bolsonarismo de Lissauer Vieira (PL). Candidato de Paulo do Vale, atual prefeito e de Caiado-Daniel, Carrijo não teve dificuldades em manter o primeiro lugar desde a primeira urna apurada.
JATAÍ
Jataí não reelegeu Humberto Machado (MDB) e optou pelo liberal Geneilton Assis, o vice-prefeito. O emedebista contava com apoio de Daniel Vilela e Ronaldo Caiado. Foi a surpresa das urnas.
LUZIÂNIA
O prefeito Diego Sorgato (UB) se consolidou na campanha e, com apoio do governador de Goiás, não teve dificuldades de vencer seus adversários na cidade mais tradicional do Entorno do Distrito Federal.
VALPARAÍSO DE GOIÁS
Em Valparaíso de Goiás, o candidato do MDB, Marcus Vinícius, teve a bênção de Pabio Mossoró e confirmou sua liderança nas pesquisas, também demonstrando a força do caiadismo na renovação política do Entorno do Distrito Federal.
ÁGUAS LINDAS
Também município determinante do Entorno do Distrito Federal, Águas Lindas reelegeu Dr. Lucas Antonietti (UB), candidato da base aliada que teve uma vitória fulminante – diferença de mais de 70% em relação a Ribeiro do Tullio (PSDB).
FORMOSA
Décimo colégio eleitoral de Goiás, Formosa elegeu a bolsonarista Simone Ribeiro (PL) em detrimento da Delegada Fernanda (PP), que despontava nas sondagens de opinião como favorita.
Apesar de não integrar uma legenda de dentro da base, caso do MDB e UB, a candidata derrotada foi apoiada pelo grupo do governador, que se esforçou por sua vitória.
CALDAS NOVAS
Outro político da base, agora em Caldas Novas, o prefeito Kleber Marra (MDB) não teve dificuldades para vencer o pleito – deixando para trás o tucano Evandro Magal – e se manter para mais quatro anos no poder. Obteve quase o dobro de votos do adversário.
PLANALTINA
Delegado Cristiomário (PP) não repetiu o cenário de Formosa, em que a delegada perdeu a disputa. Em Planaltina de Goiás, ele liderou do começo ao fim. Integra um partido da base, mas distante do núcleo duro composto pelo UB-MDB.
CATALÃO
Apoiado pelo prefeito Adib Elias, Daniel Vilela e Caiado, o candidato Velomar Rios (MDB) irá representar o poder Executivo de Catalão a partir de 2025. Sua vitória foi expressiva – quase duas vezes mais votos do que o segundo colocado – e demonstra a força política de Adib na região.
ITUMBIARA
Candidato do governador, Dione Araújo (UB) bateu o adversário Gugu Nader (Avante) e venceu as eleições em Itumbiara. Os dois candidatos são da base do governador. A diferença é que Dione está no partido do gestor e levou vantagem na disputa com a aproximação.
IPAMERI
Janio Pacheco (UB) em Ipameri com o apoio de Caiado, Daniel e Adib teve uma vitória consagradora e faz dele o novo líder político de Ipameri.