Juíza substituta em segundo grau, Sirlei Martins, foi a primeira desembargadora selecionada por critério de merecimento, depois de resolução do Conselho Nacional de Justiça que visa a igualdade de gênero
O governador Ronaldo Caiado destacou a importância da harmonia entre os poderes, para que um governo seja eficiente. Ele fez a declaração durante Sessão Solene de Posse da desembargadora Sirlei Martins da Costa e do desembargador Fernando Ribeiro Montefusco, no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), nesta sexta-feira (02/08).
“A convivência harmoniosa melhora a qualidade de vida do povo e é esse o papel que os nossos novos desembargadores vão desempenhar frente à sociedade, levando justiça para a população e estabilizando o processo democrático de Goiás”, ressaltou Caiado.
A juíza substituta em segundo grau Sirlei Martins é a primeira desembargadora do TJGO selecionada por critério de merecimento, depois da resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023, que visa promover a igualdade de gênero nos tribunais de todo o país. Com a posse de Sirlei, desde que o órgão foi criado, há 150 anos, somente sete desembargadoras foram promovidas por merecimento.
“Nós vivemos um momento em que temos que nos atentar para a diversidade e trazê-la para os espaços de poder, com mais mulheres. Pensando nisso, o CNJ adotou essa medida que obriga os tribunais a alternarem as listas, sendo que uma seja composta apenas por mulheres, possibilitando que tenhamos uma maior participação feminina”, ressaltou a desembargadora.
O juiz Fernando Montefusco, da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais da Comarca de Goiânia, foi promovido a desembargador pelo critério de antiguidade. Ele vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Jairo Ferreira Júnior, e se tornará membro da 6ª Câmara Cível.
“Me sinto honrado por alcançar o mais alto cargo desta Corte de Justiça, que marca o início do meu novo ciclo profissional. Há 31 anos desempenho uma carreira dedicada à judicatura e, em cada uma das decisões já tomadas, as partes, mesmo vencidas, sentiram e aceitaram a mão firme, leve e justa da Justiça”, celebrou Montefusco.
Durante a cerimônia, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, afirmou estar convicto de que a trajetória dos empossados no TJGO é imparcial e dedicada à Justiça, além de manterem o compromisso com o estado democrático de direito. “Desejo que os desembargadores empossados continuem sensíveis às causas e demandas da advocacia”, enfatizou Rafael Lara.
Fotos: Júnior Guimarães
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás