IMG-20240211-WA0056-1-1024x682-1-2.jpg


Bom dia!

Isaque tem característica de ter um espírito manso.

Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás ISAQUE; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência. Gênesis 17:19

O nome de Isaque significa “ELE RI”.

Um nome apropriado para Abraão e Sara diante da sua felicidade diante do milagroso nascimento de Isaque.

Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, E SE RIU, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos? Gênesis 17:17.

Isaque herda a promessa nessa transição da promessa do Eterno a Abraão seu pai, de fazer dele uma grande nação. (Gn 12:2).

Esse caráter manso de Isaque foi visto na prática pela primeira vez quando seu pai sob a ordem do Eterno, levou-o para ser oferecido em sacrifício no monte Moriá. Ele não se opôs nem mesmo quando seu pai levantou o cutelo para amolá-lo (Gn 22:1-13).

Se repetindo esse comportamento quando em duas ocasiões diferentes, ele se negou a ser provocado pelos inimigos que queriam seus poços, Isaque simplesmente se mudou para mais longe e cavou mais poços até a disputa estar terminada. (Gn 26:18-22).

Tendo esse comportamento um lado negativo em covardia no caso de medo de ser morto pelos filisteus, se fingindo de irmão de Rebeca e foi confrontado pelo próprio rei dos filisteus por sua covardia.

As Escrituras retratam Isaque como um homem PACIFICADOR, sem atitudes impulsivas. Homem feliz em viver na Terra Prometida, em tendas, pastoreando seus rebanhos, plantando e colhendo grãos.

Observamos alguns pontos importantes na vida de Isaque como o seu compromisso com Rebeca. Diante desse casamento Isaque viveu a mesma dinâmica em esperar um bom tempo para que sua esposa concebesse seus filhos gêmeos, Esaú e Jacó, o qual o Eterno atendeu suas orações. Isaque teve um tempo entre os filisteus e aqui o Eterno apareceu a ele e confirmou que continuaria a abençoá-lo mesmo na terra dos filisteus.

Isaque foi tão abençoado, que, por causa de sua prosperidade, ele teve de se retirar da presença do rei a pedido deste.

Shalom! Shalom!

About Author