Davi nos adverte no Salmo 62.10: “…se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.”
O rei Davi tornou-se um homem muito rico, ainda que a maior parte dos anos de sua vida ele tenha sido muito pobre. À medida que Davi ia tornando-se rico, concluiu ser uma tolice colocar o coração nas riquezas.
A tendência do nosso coração é gloriar-se e confiar nas riquezas. O tolo rico, após uma colheita muito bem sucedida, afirmou em Lucas 12.19: “Então direi à minha alma: Você tem em depósito muitos bens para muitos anos; descanse, coma, beba e aproveite a vida”. A igreja de Laodicéia, confiada em sua própria estabilidade e segurança, dizia para si mesma em Apocalipse 3.17: “Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada…”
As pessoas podem pecar contra o Senhor colocando seu coração nas riquezas, pois ao invés de O agradecer e usá-las para glorificá-Lo, as riquezas podem se tornar a fonte de alegria, esperança, segurança e o centro da vida. Riquezas não rendidas ao Senhor, fortalecem o pecado da ganância, orgulho e arrogância.
É possível ter grandes riquezas sem confiar nelas, mas isso não é nada fácil. Você precisa entender que o Senhor é a fonte das riquezas e que elas mesmas são totalmente transitórias, por isso, não descanse sua vida em suas riquezas.
Resolva jamais fazer de suas riquezas um ídolo em sua vida. Diga sempre para si: Se as minhas riquezas aumentarem, não colocarei nelas o meu coração. O meu coração estará no Senhor. Ele é a fonte de minha vida. Colocarei minhas riquezas a bem de Seus planos, objetivos e propósitos. Usarei minhas riquezas para fazer com que Seu reino avance e abençoe as pessoas.
Tenha um bom dia!
Shalom! Shalom!