Vice-governador Daniel Vilela recepcionou embaixador chinês Zhu Qingqiao em Goiânia, nesta terça-feira, 15/8. Ele cumpre agenda oficial de três dias na capital e no interior do estado. China é a maior parceira comercial de Goiás
O vice-governador Daniel Vilela recepcionou, nesta terça-feira, 15/8, em Goiânia, o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao. O representante diplomático do país asiático cumpre agenda de três dias na capital e no interior do estado, onde se reúne com empresários e investidores, e faz visitas técnicas a parques industriais. É a primeira vez que um embaixador chinês vem a Goiás em missão comercial.
“É um sinal de prestígio e de deferência com nosso estado. Temos a oportunidade de discutir a ampliação das parcerias com aquele que é o maior mercado consumidor dos produtos goianos”, afirmou Daniel na sede da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), local do primeiro compromisso de Zhu Qingqiao e onde ele teve acesso a dados que reforçavam o excelente momento econômico do estado, com percentuais que o colocam em destaque em setores como pecuária, agricultura e logística.
Após a reunião na Faeg, o vice-governador e o embaixador chinês seguiram para a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), onde encontraram-se com empresários e representantes de entidades para um seminário de negócios. “O futuro da China e de Goiás é muito promissor. Entre 2012 e 2021, a compra de produtos goianos pelos chineses cresceu, em média, 9,2% ao ano”, exemplificou Zhu Qingqiao. “Mas peço que não nos olhem somente como clientes, mas como amigos. Uma boa amizade rende um ‘negócio da China’”, brincou o diplomata.
Ainda de acordo com o embaixador, atualmente o mercado chinês está atento ao desenvolvimento de determinadas regiões dos países com quem mantém negócios, pois também tem interesse em realizar investimentos na área social. “Quando formalizamos acordos de cooperação, avaliamos questões como a redução da pobreza e da desigualdade social”, explicou Zhu Qingqiao.
Neste contexto, o vice-governador enfatizou que, ao longo dos próximos três anos, o Governo de Goiás prepara investimentos da ordem de R$ 10 bilhões em grandes obras de infraestrutura, como construção de rodovias, com impacto imediato na geração de empregos e na abertura e expansão de novas fronteiras agrícolas. “Vamos melhorar o escoamento da nossa produção e aumentar a capacidade de exportação”, ressaltou.
Daniel ainda mencionou a missão comercial que liderou em junho último à China, quando fez os primeiros contatos com potenciais investidores, “preparando o terreno” para a viagem que deve ser feita em novembro pelo governador Ronaldo Caiado para oficializar acordos comerciais que resultem na instalação, em Goiás, de mais empresas chinesas. “O momento é muito propício para fortalecer e potencializar esta relação Goiás-China”, resumiu.
Outros integrantes do governo estadual também participaram da recepção ao embaixador chinês, como os secretários Pedro Leonardo (Agricultura) e Joel Sant´Anna Braga (Indústria e Comércio); o presidente da Emater, Rafael Gouveia; e o assessor de Assuntos Internacionais, Giordano Souza. Nesta quarta-feira, 16/8, o vice-governador encontra-se novamente, pela manhã, com o embaixador chinês e governador Ronaldo Caiado no Palácio das Esmeraldas. Na sequência, os três se reúnem com secretários de estado.
Fotos: Jota Eurípedes
Vice-governadoria | Governo de Goiás