Escolas do Futuro oferecem 452 vagas para formação artística de nível superior e técnico médio no Basileu França, e 968 vagas para capacitação em teatro e música na capital e em outras dez cidades
As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) estão com mais de 1,4 mil vagas para cursos gratuitos em diversas áreas artísticas, em Goiânia e no interior. As datas de inscrição variam entre o fim de janeiro e início de fevereiro, podendo ser feitas pelo site efg.org.br/editaiscursos. São 452 vagas em cursos de formação artística de nível superior, técnico médio e para o Núcleo de Altas Habilidades (NAH) da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, e 968 vagas abertas para cursos na capital e em outras dez cidades, por meio das unidades descentralizadas das EFGs.
Dentre as vagas da EFG em Artes Basileu França estão: 40 vagas para o curso das Artes Visuais, com habilitação em Desenho e Pintura e 24 vagas para o curso de Música, que conta com formação em instrumentos de percussão, sopro e cordas, além de canto lírico e popular. Para se candidatar a uma das vagas ofertadas, o interessado precisa estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e ter idade mínima de 14 anos. A seleção ocorrerá por meio de teste de aptidão em desenho e uma redação no dia 2 de fevereiro, enquanto a avaliação de nível para a música ocorrerá nos dias 26 e 27 de janeiro.
Além desses cursos, há, ainda, 25 vagas para o curso técnico de nível médio em Ballet Clássico, que tem duração de três anos e é destinado a pessoas entre 13 e 25 anos, que serão submetidas a teste de aptidão. As inscrições para o Ballet vão até 25 de janeiro. Já as inscrições para o curso superior de tecnologia em Produção Cênica, com duração de 30 meses, seguem até 1º de fevereiro, com 50% das vagas destinadas, prioritariamente, a estudantes de escolas públicas, pessoas negras, indígenas, quilombolas ou com deficiência. Há prova de conhecimentos gerais, com 50 questões objetivas, e uma redação, mas também há o aproveitamento de notas obtidas nas últimas cinco edições do Enem.
Destinado ao aperfeiçoamento artístico e musical dos estudantes do Basileu França, o Núcleo de Altas Habilidades (NAH) oferece 323 vagas para composição dos Grupos Sinfônicos da unidade: Orquestra Infantil Mozart, Orquestra Sinfônica Juvenil Pedro Ludovico Teixeira, Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Banda Sinfônica Jovem de Goiás, Big Band Basileu França e Coro Sinfônico Jovem de Goiás. As inscrições seguem até o dia 20 de janeiro, com testes agendados entre os dias 26 e 29. É importante que cada candidato verifique os requisitos necessários e a data do teste para a modalidade escolhida no ato da inscrição.
Interior
As 968 vagas para os demais cursos, por sua vez, estão abertas até 2 de fevereiro. Podem se inscrever pessoas a partir dos oito anos e que queiram aprender e se aperfeiçoar no campo artístico em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jaraguá, Trindade, Nerópolis, Mossâmedes, Cidade de Goiás, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Silvânia e Valparaíso de Goiás. Os editais lançados nesta semana oferecem vagas em diversas turmas de capacitação em Teatro e em Instrumento Musical com habilitação em violão, flauta e cordas friccionadas, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os cursos têm carga horária de 80 horas.
Como incentivo ao desenvolvimento social, 60% das vagas são destinadas, preferencialmente, para estudantes oriundos de escolas públicas ou pessoas em estado de vulnerabilidade social. Para se inscrever a uma das vagas, o candidato deve se atentar às condições para cada edital e turma, que inclui faixa etária e aptidão para o nível desejado, seja iniciante, básico ou intermediário. Os candidatos serão selecionados a partir da ordem de inscrição até o fechamento do quantitativo mínimo para formação de turma, e convocados por meio de e-mail ou telefone.
Foto: Secti
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás
