Número de visitantes de ações sociais quase triplicou em relação ao ano passado, com atendimento a mais de 3,4 mil pessoas no Centro Cultural Oscar Niemeyer
Promovido pelo Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o Natal do Bem recebe visitantes de todo o país e também abre espaço para visitas sociais de crianças, idosos e pacientes em tratamento médico. Neste ano, até o momento, 3.424 pessoas de 39 entidades sociais já visitaram o evento, quase o triplo do registrado no ano passado, quando 11 instituições levaram 1.080 atendidos ao Centro Cultural Oscar Niemeyer. A programação segue até 4 de janeiro de 2026, com expectativa de ampliação desse público.
“Governar é cuidar, é ter o sentimento de responsabilidade com as pessoas. Então, é uma felicidade receber essas instituições sociais”, comenta a coordenadora do Goiás Social e presidente da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado. “Isso só demonstra que Goiás é um estado que acolhe a todos, que trabalha e tem um olhar diferenciado para com aqueles que mais precisam”, afirma.
As entidades recebem atenção especial da equipe da OVG e dos personagens do Complexo Natalino, que interagem com os visitantes e reforçam o espírito de confraternização e acolhimento.
Entre os grupos atendidos estão crianças em tratamento oncológico no Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora). Ao todo, 50 pacientes participaram da visita ao Natal do Bem 2025. Segundo a médica oncologista e coordenadora do Cuidado Paliativo do Cora, Franciely Viana Paranhos, a experiência representa uma quebra na rotina marcada por restrições e afastamentos.
“Ao levar as crianças para ver as luzes de Natal, aquecemos os corações das crianças e dos pais; os transportamos mesmo que por pouco tempo, para a terra da magia, onde sonhar e viver são a mesma coisa”, destacou. A médica acrescentou que “essa emoção não apenas ativa o sistema de liberação de endorfinas, mas torna todo o corpo mais forte, uma vez que somos mente e corpo. Se eu estou feliz meu corpo fica forte”.
O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), de Bela Vista de Goiás, também integrou a programação com a visita de 100 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD).
“Estar aqui torna o Natal ainda mais especial para as nossas crianças, promovendo experiências memoráveis e momentos de integração e alegria. Elas voltaram para casa eufóricas e maravilhadas, disseram que se sentiram especiais, sendo tratadas com muito carinho e sem nenhuma discriminação. Toda a equipe da Dona Gracinha está de parabéns”, afirmou a coordenadora do NAI, Márcia Regina Couto.
Foto: Gésion Carvalho
Organização das Voluntárias de Goiás e Goiás Social – Governo de Goiás
