Ação do programa Goiás Social leva mais de 15 serviços gratuitos para diabéticos e população em geral, com foco em prevenção, diagnóstico precoce e orientação especializada
O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), realizou neste sábado (29/11) a campanha Goiás Unido Contra o Diabetes, um dia de atendimentos gratuitos voltados a pessoas com diabetes e à Feira da Saúde para a população em geral. A ação ocorreu na Praça Cívica, em Goiânia, das 8h às 12h.
Para o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, a mobilização reforça os esforços do Governo de Goiás para ampliar o cuidado e alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. “O diabetes é uma condição crônica complexa e metade das pessoas que vivem com a doença desconhece o diagnóstico. A iniciativa fortalece o acesso aos serviços de saúde, promove prevenção e salva vidas”, destacou.
O secretário-adjunto da Saúde, Sérgio Vencio, ressaltou o caráter educativo da ação.
“Esses eventos aproximam o atendimento da população e mostram que o cuidado contínuo é fundamental para evitar complicações. Informação, acolhimento e acesso são pilares para melhorar a qualidade de vida de quem vive com diabetes”, afirmou.
O secretário-executivo de Políticas Sociais do Goiás Social, Alexandre Parrode, destacou a importância da integração entre servidores, parceiros e instituições.
“Estamos aqui com uma grande estrutura, oferecendo exames, orientações e atendimento completo. Como diz Gracinha Caiado, ninguém faz nada sozinho”, afirmou.
Mais de 1.115 atendimentos e exames foram realizados durante o mutirão, com a participação de equipes do HGG/Cead, HDS, HDT, CEAP-SOL, CEROF, HOA, além da Universidade Evangélica de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Laboratório Núcleo.
Os atendimentos para pessoas com diabetes foram realizados mediante apresentação de documento pessoal e declaração da condição e incluíram mapeamento de retina, avaliação do pé diabético, 60 ecodopplers/dopplers de membros inferiores, 31 ecodopplers/dopplers de carótidas, 76 eletrocardiogramas, 104 coletas laboratoriais. Também ocorreram avaliação nefrológica, antropometria, cálculo do IMC, aferição da pressão arterial e encaminhamento para tratamento especializado pela Regulação Estadual. Além disso, foram realizados 522 atendimentos em oftalmologia.
Atendimento à população geral
A Feira da Saúde, destinada à população, realizou 322 atendimentos, oferecendo aferição de glicemia e pressão arterial, orientações nutricionais, oficinas educativas e outras atividades de promoção da saúde, reforçando a prevenção e a conscientização sobre cuidados essenciais.
O subsecretário de Políticas e Ações em Saúde, Luciano de Carvalho, reforçou a importância da triagem ampla. “Os pacientes passaram por uma linha completa de atendimento com equipe multiprofissional e diversos exames, incluindo fundo de olho, retinografia, avaliação dos pés, antropometria, exames laboratoriais, eletrocardiograma e doppler. Muitos desconheciam a condição ou complicações que poderiam levar à amputação ou cegueira”, explicou.
Para a auxiliar de escritório Norneide Souza, atendida durante o mutirão, a ação trouxe oportunidade e acolhimento. “Fui muito bem atendida e consegui fazer todos os exames que precisava em um só lugar, de forma rápida. Esse tipo de ação ajuda quem não tem condições de pagar. A saúde está excelente”, relatou.
Serviço
Cenário do diabetes
- Em Goiás, cerca de 600 mil pessoas vivem com diabetes.
- No Brasil, o país ocupa o 6º lugar no ranking mundial da doença, com 16,6 milhões de pessoas diagnosticadas.
- O diabetes tipo 2 representa 90% dos casos e está associado a sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade.
Foto: Marco Monteiro
:
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás
