IMG-20251130-WA0218.jpg


Com 170 mil idosos, o plano de saúde mantém programas para controle de doenças crônicas e qualidade de vida dos beneficiários

Com um contingente de mais de 170 mil beneficiários com idade superior a 59 anos, 30% da carteira, o Ipasgo Saúde tem ampliado estratégias de prevenção e cuidado integral para atender o perfil cada vez mais longevo de seus usuários. A operadora afirma que o envelhecimento da população exige acompanhamento contínuo e políticas específicas para garantir qualidade de vida e sustentabilidade do sistema.

O presidente do Ipasgo Saúde, Bruno D’Abadia, destaca que o perfil etário impõe novos desafios. Segundo ele, “é fundamental buscar soluções que promovam o cuidado integral e sustentável aos beneficiários”. A discussão sobre longevidade, inclusive, ganhou destaque no 28º Congresso Internacional Unidas, que abordou a preparação das operadoras de autogestão para o futuro. O tema também esteve no centro da redação do Enem 2025, reforçando sua relevância no debate público.

O Ipasgo tem reforçado a atuação da Atenção Primária à Saúde (APS) e da rede própria, o Ipasgo Clínicas, como eixos estruturantes do cuidado aos usuários. A APS reúne equipes multiprofissionais e prioriza ações preventivas. Atualmente, 8.352 beneficiários estão vinculados ao serviço, dos quais 3.644 (43,63%) têm mais de 60 anos. A rede própria conta com seis unidades em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, com atendimentos em geriatria, endocrinologia, neurologia, psicologia, psiquiatria e outras especialidades.

O geriatra do Ipasgo Clínicas, Cristhiano Braga, ressalta que a operadora possui uma das maiores carteiras de especialistas com Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em geriatria no estado. “Esse é um grande diferencial do Ipasgo Saúde, pois garante que os beneficiários sejam atendidos por especialistas de fato. São médicos que enxergam o paciente na sua integralidade, corpo, mente e espírito, e compreendem as doenças em relação às demais especialidades. Muitos planos de saúde não possuem o mesmo quantitativo de geriatras que o Ipasgo tem, e isso se reflete diretamente na qualidade de vida dos pacientes”,

A beneficiária mais idosa do plano é Maria José de Jesus Pereira, de 115 anos. A filha, Adelurdes Maria da Silva, afirma que o acompanhamento contínuo tem sido fundamental. “Ter essa segurança garante qualidade de vida e tranquilidade para a família”, disse. Beneficiária desde 1988, Euda Maria Alves, 73 anos, participa das atividades oferecidas pela APS e relata melhora na mobilidade e disposição. Segundo ela, “sem essa rotina de exercícios, eu teria dificuldade para me locomover. Hoje me sinto mais ativa e confiante”.

Fotos: Ipasgo Saúde

Ipasgo Saúde – Governo de Goiás

About Author