
Cinco duplas de merendeiras disputarão o título de melhor receita no dia 30 de outubro
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), selecionou as cinco receitas finalistas da 2ª Edição do Concurso Sabores da Escola. A grande final será realizada no dia 30 de outubro, no Centro de Eventos Ipê, como parte das comemorações do Dia da Merendeira. As duplas finalistas são: Lucivânia Mendes e Rosângela Maria, de Goiânia; Doraci Manoel e Alessandra Ferraz, de Araguapaz; Iracema Soares e Marli Pereira, de Itaguaru; Delzirê Zacarias e Elane Virgínia, de Jataí; e Juvenêz Pereira e Ediva Mendes, de Planaltina.
As receitas seguem as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com ênfase no uso de ingredientes in natura ou minimamente processados, garantindo que os estudantes tenham acesso a uma alimentação saudável, balanceada e nutritiva. “Os temperos das merendeiras são muito bons, os alunos aprovam as refeições. As comidas são preparadas com muito carinho, a aceitação dos pratos é praticamente 100%”, afirma o organizador do concurso, nutricionista Lorran Abrantes.
Além de promover uma competição saudável, o Governo de Goiás busca valorizar ainda mais o trabalho das merendeiras por meio de iniciativas que geram visibilidade e reconhecimento a essa função essencial para o bom funcionamento da rede pública de ensino. “Eu acho esse projeto de extrema importância para a valorização das merendeiras e do trabalho delas. Dá para ver a gratificação pela emoção e reação quando elas ganham, não é só pelo prêmio, é pelo acolhimento que o concurso proporciona”, ressalta a nutricionista Camila Tavares, que é participante da organização do projeto.
A 2ª edição do concurso contou com a inscrição de 381 receitas produzidas por merendeiras da rede pública estadual. Ao todo, os participantes passaram por três fases de avaliação. Na primeira fase, de caráter regional, foram selecionadas 40 receitas que avançaram para a segunda etapa — a fase dos polos. Cada polo selecionou uma receita vencedora, totalizando as cinco finalistas. A terceira e última fase será a grande final, na qual as cinco duplas disputarão o título de melhor receita do concurso. A banca julgadora será composta por alunos, integrantes da gestão pública e dois chefs de cozinha.
Investimento na alimentação
Para garantir a segurança alimentar dos estudantes, o Governo de Goiás ampliou de forma significativa os investimentos na área. Em 2019, no início da atual gestão, o valor anual destinado à merenda era de apenas R$ 30 milhões. Em 2025, com os novos repasses iniciados em junho, esse montante alcançou R$ 235,7 milhões.
“Nossa madrinha da Educação e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, leva muito a sério todas as nossas demandas e hoje temos esse aumento maravilhoso dos valores da alimentação dos nossos estudantes. O apoio dela permitiu que o Fundo Protege abraçasse nossa causa da segurança alimentar”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, em agradecimento à primeira-dama.
Foto’ Seduc
Secretaria da Educação – Governo de Goiás