IMG-20251012-WA0343.jpg


Celebração no povoado de Areias reuniu fiéis e autoridades; governador relembrou tradições de infância e destacou a importância da fé e da devoção

O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participaram da missa em louvor a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, presidida pelo bispo Dom Jeová Elias, no povoado de Areias, na cidade de Goiás, neste domingo (12/10). Durante a celebração, o chefe do Executivo estadual relembrou a época da infância, ressaltando que a igreja era uma parada obrigatória.

“Saíamos de Anápolis e não tinha nenhum quilômetro de asfalto, era o dia todo de viagem, mas quando chegavámos aqui minha mãe fazia meu pai parar o carro. Tínhamos que subir e rezar o terço, depois continuávamos a viagem. Devido a essa fé que ela transmitiu a todos os filhos, eu jamais deixei que aqui fosse o local que eu viesse refletir, analisar e pedir as graças de Nossa Senhora para que intercedesse em todos os momentos da minha trajetória”, relatou o governador.

Durante a celebração, a primeira-dama Gracinha Caiado também destacou o significado desse momento de fé e devoção. “É sempre emocionante ver a força da fé do povo goiano reunida em oração, pedindo bênçãos e proteção para nossas famílias. Que Nossa Senhora Aparecida continue iluminando nossos caminhos e derramando amor sobre o nosso Estado. É um momento de união, esperança e gratidão por todas as graças recebidas, e também de renovar nosso compromisso com a solidariedade e com o bem comum”, ressaltou.

A romaria de Nossa Senhora Aparecida é tradição no povoado de Areias e a Igreja faz parte do projeto Fé, Religiosidade e Devoção, iniciativa do Governo de Goiás, realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O restauro do templo recebeu investimento de R$ 1,7 milhão.

O bispo da diocese de Goiás, Dom Jeová Elias, lembrou que Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a “mãe do povo brasileiros e das crianças”, as quais o dia também é celebrado anualmente no dia 12 de outubro. “Queremos trazer hoje as crianças e rezar por elas. Você que tem um filho ou um neto, coloque essas crianças diante da Mãe Aparecida, pedindo para que possam ter um futuro digno, um presente feliz e que possam desenvolver todas as suas potencialidades”, afirmou.

O prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouveia, agradeceu ao governador Caiado e à primeira-dama pelo trabalho em conjunto. “Obrigado por estarem aqui e pela parceria com o nosso município. Hoje rendemos graças à Nossa Senhora Aparecida e pedimos proteção para as nossas vidas, que ela possa ser uma intercessora junto com Jesus e que nós possamos construir uma sociedade cada vez melhor, mais humana e civilizada”, disse.

A Igreja foi construída em 1910, em um outeiro às margens da rodovia GO- 070, no Povoado Areias. A escadaria é feita com pedras típicas da região. O pôr do sol visto do alto da Igreja é uma atração entre moradores e visitantes. O templo também chama a atenção por apresentar as mesmas proporções que a planta da Igreja de Santa Maria do Castelo de 6 Estremoz, na região do Alentejo, em Portugal, concluída em 1562.

Foto: Hegon Correa

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

About Author