
Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás está com 97% das obras concluídas
O governador Ronaldo Caiado vistoriou, na manhã desta segunda-feira (8/9), obras em Goiânia, entre elas, o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), que será oficialmente inaugurado em 25 de setembro. Para o chefe do Executivo goiano, a unidade de saúde é um marco para a saúde pública do país. “Hoje, faz três meses que autorizamos a entrada de crianças para serem tratadas no Cora. É inédito o que nós fizemos em Goiás, superando todas as dificuldades e todos aqueles que dificultaram a construção desse hospital”, destacou, ao constatar a rapidez com que o empreendimento foi construído, em apenas 25 meses.
O Cora iniciou as suas atividades em 9 de junho, em fase de pré-operação. É o primeiro hospital estadual 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimento inicial oncológico voltado a crianças e adolescentes. A unidade é administrada pela Fundação Pio XII, mesma mantenedora do Hospital de Amor de Barretos (SP), que serviu de modelo para sua implantação.
Durante a visita, o secretário de Estado da Saúde, Rasível Reis fez questão de enaltecer a parceria com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) que está à frente das obras do hospital, que está com 97% dos trabalhos concluídos. “Se não fosse pelo trabalho e controle da Goinfra, a gente não estaria entregando esse hospital em tão pouco tempo. Já estamos com todos os preparativos para a inauguração’, afirmou.
Segundo Rasível, 25 crianças já recebem tratamento contra a leucemia na unidade, evitando o deslocamento para outros estados. O diretor técnico do hospital, Mário de Paula, ressaltou que a unidade já opera em ritmo acelerado. “Tivemos uma grande surpresa com o número de pacientes que estamos atendendo. Em menos de três meses, já estamos com mais de 100 pacientes, vários diagnosticados e 60 em tratamento”, informou.
Mário de Paula ressaltou ainda que o número de procedimentos cirúrgicos também cresce rapidamente. “Estamos realizando duas neurocirurgias por semana. Esse é um volume bem grande para uma instituição que está começando e se adequando em Goiás”.
O Cora está na sua primeira etapa, das três previstas para serem concluídas, e tem capacidade para atender cerca de 300 casos de câncer por ano. Apenas em julho, o hospital realizou aproximadamente 450 consultas, 46 internações e 350 quimioterapias.
Para a inauguração dessa fase, o Governo de Goiás investiu mais de R$ 255 milhões na construção e equipagem de alta tecnologia no Cora. Quando estiver em pleno funcionamento, o complexo contará com 148 leitos e será uma das maiores estruturas hospitalares oncológicas do país.
Mais obras
Dando sequência às visitas, Caiado vistoriou às obras do Autódromo Internacional Ayrton Senna, que sediará o MotoGP 2026. A previsão é que a obra seja entregue no final de dezembro. “Estamos com duas equipes trabalhando em condições distintas. Uma trabalhando na pista e a outra trabalhando essa na infraestrutura que foi 100% derrubada e está sendo reconstruída de novo”, ressaltou Caiado, ao destacar o ritmo acelerado da obra.
O presidente da Goinfra, Pedro Sales, frisou que as vistorias serão mensais, até o fim do ano, quando uma equipe da MotorSport Mundial certificará que o autódromo está em condições de receber a prova, “Vamos acompanhar todo o andamento das obras, tudo de forma muito rigorosa”, garantiu. O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, também acompanhou a vistoria.
Na última vistoria do dia, Caiado acompanhou os trabalhos no canteiro de obras da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. A nova estrutura contará com mais de 200 espaços destinados à prática das diferentes modalidades artísticas. Com a expansão, a área edificada terá cinco vezes o tamanho atual. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2026.
“Essa é a mais famosa escola de arte e dança que existe no mundo hoje, porque estamos superando todas as outras, o Basileu está competindo mundialmente. Estamos criando uma estrutura à altura, digna, de poder cada vez mais dar espaço para esses jovens e crianças que tenham essa capacidade e esse potencial de como desenvolver os seus predicados e as suas qualidades em cada uma dessas áreas”, ressaltou o governador.
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura Adib Elias, a visita evidenciou o desenvolvimento e a rapidez da evolução da obra, “Em apenas 20 dias, já estamos com todo esse andamento. A expectativa é que até março estaremos com 80% concluídos””, finalizou
Fotos: Wesley Costa e Rômulo Carvalho


Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás