IMG-20250916-WA0269.jpg


Primeiro hospital público oncológico infantil de Goiás será inaugurado oficialmente em 25 de setembro, mas já oferece atendimento gratuito e humanizado a crianças e adolescentes com câncer desde o mês de junho

Na fase final da entrega do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), o governador Ronaldo Caiado, acompanhado da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participou nesta terça-feira (16/9) da missa que marcou a inauguração da capela do hospital. O Cora é a primeira unidade pública exclusiva para o tratamento de câncer infantil no estado, oferecendo atendimento gratuito, humanizado e de alta qualidade. A inauguração oficial está marcada para 25 de setembro.

“É uma alegria assistir hoje à primeira missa na capela do nosso hospital, um sonho antigo. Como médico e católico praticante, sempre tive a responsabilidade de priorizar a vida e o cuidado com a população. Este hospital é resultado de muito trabalho e compromisso com a saúde das crianças de Goiás”, afirmou o governador durante a celebração.

Para Caiado, a obra representa um dos pontos altos de sua gestão, reunindo uma das maiores estruturas oncológicas do país, com centro cirúrgico ampliado e ambientes equipados com tecnologia de ponta. “O Cora permite que os pacientes sejam atendidos com cuidado humanizado e qualidade. Nada é mais tocante para mim do que acompanhar o olhar de esperança das crianças, que nos lembra da nossa responsabilidade e da importância de garantir o melhor atendimento possível”, destacou.

Gracinha Caiado ressaltou o simbolismo da capela, batizada de Sagrado Coração de Jesus, para pacientes e famílias. “Esta capela une fé, medicina e ajuda as famílias a superar a doença. O Cora garante que crianças em vulnerabilidade tenham acesso ao melhor tratamento disponível no mundo e oferece esperança de vencer a doença. Nada é maior ou mais valioso que isso”, disse.

O presidente do Hospital de Amor de Barretos e diretor-geral do Cora, Henrique Prata, enfatizou que a nova estrutura coloca Goiás em patamar de referência nacional no cuidado oncológico infantojuvenil. “Este hospital oferece atendimento no nível dos melhores hospitais privados, garantindo que crianças em vulnerabilidade recebam o tratamento necessário. E, com esta capelinha, temos a certeza de que não falta absolutamente nada”, disse.

A missa foi celebrada pelo arcebispo emérito de Goiânia, Dom Washington Cruz, que ressaltou a grandeza da obra e abençoou hospital, equipe e pacientes. “Recebam a bênção de Deus e sejam instrumentos de cuidado e cura para as crianças tratadas aqui. Que cada ação seja guiada pela graça divina”, disse. Durante a cerimônia, foi apresentado o capelão responsável pela nova capela do Cora, padre João Batista da Costa, que fará o acompanhamento espiritual de pacientes, familiares e profissionais da unidade.

Também participaram os secretários de Estado da Saúde, Rasível Reis; de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; e o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, Pedro Sales.

Início das atividades
O Cora iniciou as atividades em 9 de junho, ampliando a rede de atendimento oncológico infantojuvenil de Goiás. Na primeira fase, o hospital opera com 60 leitos, UTI pediátrica, quimioterapia, cirurgias de alta complexidade e unidade de transplante de medula óssea.

A unidade está preparada para realizar 26 cirurgias eletivas por mês e 2,5 mil atendimentos entre pronto-socorro, consultas médicas e multiprofissionais, sessões de quimioterapia e exames. Em três meses, atendeu 119 novos casos e diagnosticou 81 casos oncológicos. O hospital foi projetado com suítes para acompanhantes e espaços lúdicos que garantem conforto e bem-estar às crianças em tratamento.

Fotos: Romullo Carvalho e Wesley Costa

CONFIRA VIDEO NO INSTAGRAM @allantobeirooo1

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

About Author