1751896944705340.jpeg


Vice-governador é apontado como nome com experiência, projetos e boa habilidade política

Helton Lenine

500 ex-prefeitos, de diversos partidos, se preparam para entrar em campo pelo fortalecimento da pré-campanha do atual vice-governador Daniel Vilela (MDB), ao governo de Goiás às eleições de 2026.

A estratégia dos ex-prefeitos é promover encontros nos 246 municípios goianos, em sintonia com o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Paulo Vitor Avelar (Jaraguá); e da Associação Goiana de Municípios (AGM), Zé Délio Júnior (Hidrolândia) para agregar valores eleitorais e discussão das propostas de governo de Daniel Vilela.

O movimento municipalista tem na liderança Haroldo Naves, ex-prefeito de Campos Verdes e ex-presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM); Carlão da Fox, ex-prefeito de Goianira e ex-presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM); Gustavo Mendanha (Aparecida de Goiânia), Humberto Machado (Jataí); Pablo Mossoró (Valparaiso de Goiás). Paulo do Vale (Rio Verde), Jânio Darrot (Trindade) e Roberto Naves (Anápolis).

O exército municipalista da base aliada inclui 220 prefeitos e 2.500 vereadores espalhados em todo o estado, além da participação de deputados federais e estaduais.

Daniel Vilela tem evitado lançar a pré-campanha ao Palácio das Esmeraldas para não infringir a lei eleitoral, mas a partir de janeiro deverá cumprir agenda nos municípios para se apresentar como opção à sucessão estadual da base governista.

Favoritismo

Haroldo Naves, atual secretário-geral do MDB de Goiás, sustenta que Daniel Vilela sai à frente na corrida ao Palácio das Esmeraldas por estar preparado para a disputa eleitoral, de dispor de forte base político-partidária e ter os melhores projetos para a próxima gestão em Goiás. “Daniel sempre foi municipalista. Na presidência da CCJ da Câmara dos Deputados, apoiou o aumento de 1% do FPM aos municípios, que começa a ser pago este mês depois de muita luta”. E acrescentou: “Quando vereador por Goiânia, deputado estadual, federal e vice-governador, Daniel sempre esteve ao lado dos prefeitos”.

Carlão da Fox (União Brasil) ressalta que a base municipalista vai dar “suporte” ao projeto eleitoral de Daniel Vilela para 2026”, com o objetivo de dar continuidade ao governo de Ronaldo Caiado. “Goiás está bem administrado e, por isso, deve ter continuidade. As pesquisas mostram o governo com altos índices de aprovação, o que beneficia a pré-candidatura de Daniel Vilela”.

“Não haverá retrocesso”, sustenta Paulo do Vale (União Brasil), apoiado pelos ex-prefeitos ouvidos pela reportagem do DM. A oposição a Daniel Vilela poderá ter o senador Wilder Morais (PL) e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB). “Quem anda pelo estado afora vê o sucesso do governo Caiado/Daniel. Por que dar um passo atrás? Não faz sentido. Daniel é favorito para 2026”.

Nome de peso

Após trocar o MDB pelo PSD, Gustavo Mendanha diz que vai percorrer os 246 municípios goianos para defender a pré-candidatura de Daniel Vilela ao Palácio das Esmeraldas. Ele foi prefeito por duas vezes de Aparecida de Goiânia, segundo maior colégio eleitoral do estado. Em 2022, Mendanha disputou a sucessão estadual pelo Patriota, perdendo para Ronaldo Caiado. “Vejo Daniel em condições de dar continuidade ao atual governo, que é aprovado pela população”.

Humberto Machado (MDB) enfatiza que Daniel Vilela aprendeu muito com Maguito Vilela, Iris Rezende e Ronaldo Caiado, o que o credencia para concorrer ao governo de Goiás. “Ele é um jovem idealista, preparado, habilidoso e com bons projetos para Goiás”, assegura o ex-prefeito de Jataí.

Pablo Mossoró (MDB) se soma aos ex-prefeitos para buscar respaldo eleitoral ao projeto de Daniel Vilela. “Nós da região do Entorno do Distrito Federal, somos testemunhas do desenvolvimento proporcionado pelo governo Caiado. Esse trabalho produtivo vai continuar com Daniel no governo de Goiás”.

Após longa militância no PSDB, Jânio Darrot soma forças agora como filiado ao MDB e, de pronto, está comprometido com a campanha de Daniel Vilela. “O nome do MDB está à altura de conduzir os destinos de Goiás por quatro anos. Vamos andar cidade por cidade para defender o nome dele em 2026”.

Roberto Naves (Republicanos) está alinhado ao projeto eleitoral de Daniel Vilela para o pleito do ano que vem: “Serei um cabo eleitoral de Daniel na terceira cidade do estado em número de votos. Daniel defende a industrialização dos municípios e Anápolis sempre contou com o seu apoio”.

About Author