blog-icone.jpg


Na programação estão as peças do brasileiro Guarnieri e dos europeus Britten e Dvořák. Com o tema “Pioneiros” esta série lembra grandes nomes da música de concerto nacional e internacional

O Governo de Goiás, por meio da Orquestra Filarmônica de Goiás, leva ao Teatro Sesi, uma apresentação especial, na próxima quarta-feira (7/5) para abrir o mês dedicado às mães. Conduzido pela maestrina Mariana Menezes, o sexto concerto da temporada “Pioneiros” reunirá composições de grandes nomes da música de concerto, com peças em que os instrumentos de cordas serão os protagonistas.

Para abrir a noite, o público terá a oportunidade de apreciar a “Sinfonia Simples”, do britânico Benjamin Britten, que foi composta quando ele ainda tinha 20 anos. A obra em quatro movimentos espelha a trajetória do músico, que é reconhecido por uma musicalidade de fácil comunicação. Na sequência, entra em cena a brasilidade característica da obra de Camargo Guarnieri. Em “Concerto para Cordas e Percussão”, o compositor demonstra a quebra da formalidade daquele tempo ao construir ritmos com notas e textura de brasilidade.

E, para o fim do programa, retorna aos palcos com uma nova peça, o tcheco Dvořák. Apresentado no início do ano, desta vez, o músico marca o concerto com a obra “Serenata para Cordas”. Composta em apenas duas semanas, a peça é reconhecida por uma escrita tecnicamente perfeita, sem deixar de lado a criatividade do autor, que construiu movimentos específicos para este concerto.

A temporada de 2025, “Pioneiros”, faz uma homenagem aos grandes nomes da música de concerto nacional e internacional. Os concertos gratuitos são um convite para celebrar obras-primas, como é explicado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto. “Na Temporada 2025, a Orquestra Filarmônica de Goiás mais uma vez nos presenteia com uma seleção de peças que marcaram a história da música clássica ao redor do globo, além de simbolizar o espírito inovador e aventureiro que nos impulsiona”, avalia.

Filarmônica
Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu elogios da revista inglesa Gramophone, uma das mais prestigiadas publicações de música clássica do mundo. O grupo é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.

Serviço
Assunto: Concerto da temporada “Pioneiros” da Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando: Quarta-feira (7/5), às 20h
Onde: Teatro Sesi, Avenida João Leite, 1013 – Santa Genoveva
Entrada Gratuita

Foto: Secti

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

About Author