blog-icone.jpg


Estrutura itinerante do programa segue de portas abertas à população até este sábado (10/5). “Estamos aqui para oferecer atendimento rápido e eficiente às pessoas que mais precisam”, afirma primeira-dama

A população de Abadia de Goiás, na Região Metropolitana de Goiânia, teve acesso, nesta sexta-feira (9/5), a uma série de serviços gratuitos da caravana do Goiás Social. A estrutura foi aberta pela coordenadora do programa, primeira-dama Gracinha Caiado, em evento que contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela e parlamentares federais e estaduais, além do prefeito Wander Saraiva. “Nada me emociona mais do que o Goiás Social. Estamos aqui para oferecer atendimento rápido e eficiente às pessoas que mais precisam e não podem se deslocar até Goiânia para receber essa atenção”, afirmou Gracinha.

Durante a cerimônia, ela recebeu o título de cidadã abadiense, assistiu a apresentações culturais e entregou cartões de programas sociais como Mães de Goiás, Dignidade e Goiás Por Elas. Citou também o objetivo de reformar e equipar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos 246 municípios goianos e apoiar as famílias que possuem integrantes com necessidades especiais. “O nosso dever é cuidar das pessoas”, resumiu Gracinha, que também é presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

O vice-governador Daniel Vilela lembrou que Goiás criou a maior rede de proteção social do Brasil. “Graças à determinação da primeira-dama, hoje somos referência na retirada de famílias da extrema pobreza, não apenas por programas sociais, mas também com o fomento de instrumentos de empreender, como cursos de profissionalização”, salientou ele.

Funcionamento
A estrutura itinerante do Goiás Social abriga estandes de dezenas de órgãos estaduais, concessionárias de serviços públicos e prefeitura local. Em Abadia de Goiás, o espaço segue aberto à população até as 17 horas desta sexta-feira (9/5) e no sábado, das 8h às 12h, no Estádio Municipal Divino Cardoso Lourenço, conhecido como “Bolachão”. Entre os serviços gratuitos disponíveis estão a emissão de documentos, inscrições para cursos profissionalizantes, exames de saúde, cortes de cabelo e espaço de lazer para crianças.

A dona de casa Selma Beatriz Leite recebeu a escritura de seu imóvel no primeiro dia do Goiás Social. Ela aguardava o documento há 19 anos. “Estou muito feliz e emocionada. Esse documento me traz a segurança de provar que a casa é minha”, celebrou. Já o frentista Lindomar de Souza, que mora com seu filho de 14 anos, recebeu o cartão do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social. O benefício consiste em um auxílio para despesas com moradia. “Vai me ajudar bastante, estou muito feliz”, declarou ele.

Parceria
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, ressaltou a relevância da parceria com a prefeitura local para o sucesso do evento. “É muito importante esse apoio no chamamento das pessoas para que elas possam usufruir dos programas”, disse ele, ressaltando a oferta de mais de 40 programas no Goiás Social. Matos lembrou ainda que o trabalho não para e uma nova edição do programa já está marcada para Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal, na segunda-feira (12/5). “Será também um grande evento”, previu.

O prefeito de Abadia de Goiás, Wander Saraiva, agradeceu a chegada do Goiás Social como “um presente de Dia das Mães”. “Basta ver a quantidade de mães que estão aqui com seus filhos. O Goiás Social trouxe dignidade ao colocar todos os trabalhos sociais do Estado a serviço do município. Como empresário, conheço todos os estados do Brasil. Nenhum tem os programas sociais que Goiás mantém”, comentou.

Fotos: André Saddi

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

About Author