IMG_7825-940x627-1.jpg


Eleito governador de Goiás no primeiro turno, em 2018, e reeleito, também no primeiro turno, em 2022, Ronaldo Caiado carrega o legado de uma família cuja história está intrinsecamente ligada ao Estado e sua política.

Médico especializado em coluna vertebral (graduou-se e fez mestrado na UFRJ, com especialização na França de Louis Pasteur), Ronaldo Caiado também é produtor rural — tendo sempre defendido as bandeiras do ruralismo — e está presente na política desde o final da década de 1980, quando se candidatou a presidente da República. (Certa feita, ele operou e salvou a vida de um líder comunista, Edmundo Galdino, que havia sido baleado.)

Ronaldo Caiado foi deputado federal por cinco mandatos e senador. Em 2024, após conseguir quebrar o velho tabu de que “governador não elege prefeito em Goiânia” — com a vitória de seu candidato, Sandro Mabel —, Ronaldo Caiado, presidente do União Brasil em Goiás, esquenta os motores para se lançar novamente, quase 40 anos depois, à disputa do Palácio do Planalto, ao mesmo tempo em que, usufruindo da alta aprovação (é o governador mais bem avaliado do País, conforme pesquisa AtlasIntel), prepara seu sucessor, o vice-governador Daniel Vilela (MDB), para assumir, em breve, o Palácio das Esmeraldas. 

Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, realizada no Palácio das Esmeraldas, o governador natural de Anápolis elenca feitos de sua gestão, adianta as movimentações para 2026 e tece críticas ao governo federal — que ele considera promover “cortinas de fumaça” para esconder a falta de projeto para a segurança pública, uma de suas principais bandeiras em Goiás e que deve ser levantada também no pleito presidencial.

Um dos repórteres falou sobre o golden Balu, falecido há pouco tempo. Triste, o governador apontou para um porta-retrato, que fica atrás de sua mesa, e mostrou uma fotografia do cachorro. Apreciador de artes plásticas, Ronaldo Caiado despacha num gabinete cercado de quadros de pintores, como Antônio Poteiro.

A redação do Jornal Opção presenteou Ronaldo Caiado com o livro “Catorze Camelos Para o Ceará — A História da Primeira Expedição Científica Brasileira”, do jornalista Delmo Moreira. Ele pegou o exemplar, deu uma olhada, achou curioso e disse: “Vou ler”.

https://www.jornalopcao.com.br/entrevista/ronaldo-caiado-ja-estou-fazendo-a-transicao-de-governo-com-daniel-vilela-minhas-acoes-ja-estao-ligadas-ao-meu-vice

About Author