IMG-20241024-WA0198.jpg


Ao participar da abertura do VI Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão da UniEvangélica, vice-governador destacou importância da contribuição das instituições de ensino superior na formulação de políticas públicas voltadas aos goianos

O vice-governador Daniel Vilela reafirmou o compromisso do Governo do Estado em manter e ampliar parcerias e programas de interesse público com instituições de ensino superior. Ele participou, na noite desta terça-feira (22/10), da abertura do VI Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica), onde também foi agraciado com a Medalha do Mérito Científico.

“Esta gestão não pode abrir mão dos brilhantes quadros existentes nas faculdades e universidades. De professores de graduação aos de doutorado, a verdade é que há uma massa crítica extremamente qualificada que tem muito a contribuir na formulação e execução de projetos e de políticas públicas inteligentes”, destacou. Ele ainda disse que o conhecimento gerado pela comunidade acadêmica tem sido de “suma importância” para a entrega, à população, de um Estado “mais eficiente”.

“Este governo encontra, nas escolas superiores instaladas em Goiás, grandes aliadas, que nos auxiliam com estudos técnicos e no aprimoramento de iniciativas voltadas aos goianos, sobretudo nas áreas de ciência e tecnologia”, ressaltou Daniel em discurso que foi acompanhado por estudantes, docentes, pró-reitores e pesquisadores dos Estados Unidos, Irlanda, Chile e Itália que também desembarcaram em Anápolis para prestigiar aquele evento científico.

No esteio do tema do congresso, o vice-governador enfatizou que a gestão liderada pelo governador Ronaldo Caiado tem como um de seus focos a busca por avanços em inovação tecnológica, e citou, como exemplos concretos, a atuação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Presente na mesma solenidade, o presidente da fundação, Marcos Fernando Arriel, lembrou que a Fapeg, somente em 2024, lançou 28 editais voltados ao fomento da pesquisa em Goiás, número recorde em quase duas décadas de existência da autarquia. “O Governo do Estado vê a ciência como um motor do progresso”, sintetizou.

Medalha
Durante a abertura do congresso, o vice-governador também foi homenageado com a Medalha do Mérito Científico concedida pela Associação Educativa Evangélica. Ele recebeu a honraria das mãos do presidente da entidade e chanceler da UniEvangélica, Augusto Cezar Ventura, e do reitor Carlos Hassel Mendes da Silva.

Daniel Vilela lembrou que a deferência tinha um significado especial porque o pai, o ex-governador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, formou-se na antiga Faculdade de Direito de Anápolis, hoje UniEvangélica. Afirmou ainda que faria jus ao recebimento da medalha trabalhando “arduamente”, ao lado do governador Ronaldo Caiado, em prol da pesquisa, ciência e inovação tecnológica.

Comprometeu-se, inclusive, a viabilizar duas propostas feitas por ambos durante as eleições de 2022. A criação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia e do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia onde serão depositados recursos que só poderão ser aplicados pelo poder público neste setor. “Já temos até a minuta deste projeto”, antecipou.

Fotos: André Costa

Vice-Governadoria – Governo de Goiás

About Author