Chegada da Primavera
A primavera no Hemisfério Sul começou no dia 22 de setembro de 2024, às 09h44, e termina no dia 21 de dezembro, às 06h20.
Climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil.
Também é possível notar durante a primavera o processo de convergência de umidade vinda da Amazônia, que contribui para a definição e a qualidade do período chuvoso sobre o estado de Goiás.
Os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com chuva no Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia.
Com o gradativo aumento da chuva em grande parte do País nesta época do ano, ocorre o início do plantio das principais culturas de verão.
O fenômeno climático La Niña deve iniciar no Brasil já neste mês de setembro com 58% de chances no trimestre que vai até novembro.
Já no trimestre outubro-novembro-dezembro/2024, a probabilidade do início do fenômeno aumenta para 60%.
A cidade de Ipameri e Catalão (GO) completam, nesta terça-feira (24), 155 dias sem ocorrência de chuva, conforme levantamento das Estações Convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o que abrange cinco meses de uma seca intensa.
A última chuva registrada esse ano foi em 19 de abril.
Destaca-se que o ano de 1963, registrou, à época, 169 dias sem chover, sendo ainda considerado o maior período de estiagem registrado.
Em relação às chuvas na transição de setembro para outubro, é possível que ocorram pancadas de chuvas isoladas.
Destacamos que ao longo deste trimestre, as temperaturas médias diárias são mais altas.
Em relação a precipitação, a tendência é de ficar em torno da média climatológica em boa parte da região.
Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues
Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT
FONTE: INMET/IGEO/UFCAT