Na próxima semana, equipes técnicas iniciarão a implementação de elementos de drenagem, etapa que precede a terraplenagem
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), já executa a etapa de limpeza dos 7,98 quilômetros de extensão das obras de construção do Contorno Viário do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). Além disso, realiza a etapa de mobilização.
O projeto em implementação constitui uma alternativa importante para conexão do Daia à BR-153 e à Avenida Juscelino Kubitschek (JK), nas regiões Sudeste e Leste da cidade. O investimento é de R$ 31.555.407,82. A conclusão do empreendimento está prevista para 2025.
Na próxima semana terá início a execução da drenagem de galerias pluviais, bocas de lobo, escadas hidráulicas e bacias de infiltração. Trata-se da instalação de galerias (tubos em concreto) que direcionarão a água das chuvas para fora da pista. A etapa precede a fase de terraplenagem, preparação da base e sub-base, e posterior aplicação do revestimento asfáltico.
Rota de desenvolvimento
De acordo com o presidente da Goinfra, Santos Filho, o objetivo da obra é facilitar o acesso ao complexo industrial, ampliar a conexão logística e dar mais fluidez ao tráfego de veículos de carga e de passeio que necessitam passar pela região.
Atualmente, o acesso é feito principalmente pelo viaduto fixado no entroncamento da BR-153 com a Avenida Brasil/GO-330. Com o contorno, usuários ganharão uma ligação alternativa do Sul do Daia, a partir da Rua 11, com as regiões Sudeste e Leste de Anápolis, por meio das Avenidas Presidente Vargas e JK.
“O Daia é uma zona de convergência, que reúne tráfego intenso das proximidades da Ferrovia Centro-Atlântica, do encontro das BRs com a GO-330 e Avenida Brasil, bem como dos bairros Cidade Industrial e Munir Calixto. O contorno que estamos fazendo é uma obra muito aguardada, que vai gerar desenvolvimento econômico e social, assim como facilitar a mobilidade urbana dentro e fora do distrito, além de propiciar novo acesso a regiões próximas”, explica o presidente.
Imagem e fotos: Silvano/Goinfra
Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes – Governo de Goiás