A Justiça Eleitoral, negou nesta segunda-feira (8/7), pedido do PSD de Ipameri, presidido pelo ex-vereador Delci Elias e o vereador Cláudio Machado para impugnar a divulgação da pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Contatos Serviços. O partido é aliado da ex-prefeita Daniela Carneiro (PSDB) e deve compor a coligação da pré-candidata nas eleições de outubro.
No pedido de liminar, que visava impugnar a divulgação dos números da pesquisa, a oposição alegava que o levantamento divulgado estaria em desacordo com a legislação eleitoral. O partido alegava que o resultado total dos números divulgados somavam 93,8% da amostragem colhida, o que evidenciaria um defeito técnico gravíssimo capaz de macular a veracidade das informações apresentadas.
A pesquisa Contatos Serviços mostra o atual prefeito Jânio Pacheco liderando com ampla vantagem, registrando na amostragem estimulada 52,62% das intenções de voto. Já a ex-prefeita Daniela Carneiro (PSDB) aparece com somente 22,19%. Nulo/Branco são 6,23% e indecisos 12,73%.
O magistrado concluiu que não havia irregularidades nos números divulgados, destacando que o percentual de 6,23% restantes para somar 100% se refere ao número de “nenhum deles”, não sendo obrigatório a divulgação de todos os dados.
“Com efeito, ao menos nesse juízo de cognição sumária, não restou evidenciado irregularidade, defeito técnico ou tentativa de manipulação ou fraude na divulgação da pesquisa que apontem prejuízo à veracidade das informações colhidas,” declarou o juiz em sua decisão, indeferindo o pedido e confirmando a legalidade da pesquisa.
A pesquisa eleitoral Contatos Serviços, realizada nos dias 28 e 29 de junho de 2024 está registrada no TSE sob número: GO-06466/2024.
“A decisão do magistrado veio ratificar o compromisso ético, moral, democrático e comprometido com a veracidade dos fatos por parte do prefeito Jânio Pacheco. Divulgamos fatos e é um fato que o prefeito Jânio Pacheco lidera com ampla vantagem em Ipameri”, destacou o coordenador político, Humberto Gebrim.