No terceiro dia de agenda na região Nordeste de Goiás, coordenadora do Goiás Social destaca determinação do Estado em oferecer atenção especial às famílias em situação de vulnerabilidade

Vão de Almas foi a terceira e última parada da edição histórica do Goiás Social dedicada às comunidades quilombolas de Cavalcante, no Nordeste Goiano. Nesta quarta-feira (31/07), a coordenadora do programa, primeira-dama Gracinha Caiado, visitou a estrutura de serviços montada na localidade, distante cerca de 50 quilômetros do município mais próximo, e entregou benefícios à população. “Todos os melhores serviços públicos que chegam para as famílias de Itumbiara, Rio Verde e outras cidades vieram até vocês aqui também”, ressaltou Gracinha Caiado, reafirmando a determinação dela e do governador Ronaldo Caiado para que as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham uma atenção especial do Estado.

O Goiás Social no Vão de Almas proporcionou atendimento gratuito para moradores das localidades de Barra do Rio Branco, Boa Vista, Buriti, Coco, Córrego, Fundo, Forno, Lagoa, Mochila, Parida e Santo Antônio. Foi o caso de Juarez Fernando da Cunha, de 40 anos, lavrador com uma vida dedicada ao trabalho na zona rural. “É bom demais. Vem aqui na porta nossa pela primeira vez, e com a primeira-dama, que está aqui. Muito feliz por ela vir e trazer essas coisas para nós”, disse ele.

A ação inédita do Governo de Goiás também resultou na entrega de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, fraldas descartáveis geriátricas e infantis, colchões caixa de ovo, leite, enxoval de bebê e cobertores. Também foram entregues unidades do Mix do Bem, alimento nutritivo, completo e saboroso, como explicou a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás, Adryanna Caiado. “Tudo de excelente qualidade, porque essa é a exigência de Gracinha e do governador Ronaldo Caiado. Eles têm um carinho muito especial pela região”, afirmou.

Em discurso durante o evento, Gracinha Caiado destacou que o governador Ronaldo Caiado instituiu, ainda no mês de julho, a “Semana de Celebração e de Valorização da Cultura e da História das Comunidades Quilombolas”. De acordo com o Decreto nº 10.510, de 26 de julho de 2024, a iniciativa deverá ser realizada anualmente na primeira semana de maio. “Vocês terão a oportunidade de mostrar para o mundo a tradição de um povo que, saindo da Bahia e chegando aqui há 200 anos, criou essa rica comunidade quilombola, a maior do Brasil”, destacou.

Edição histórica
A primeira-dama Gracinha Caiado está no município de Cavalcante desde segunda-feira (29), quando participou, junto ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), do evento Raízes Kalungas, ação idealizada pelo Poder Judiciário que se soma a uma série de ações em conjunto nas comunidades quilombolas de modo a assegurar direitos fundamentais à população local. Na terça (30), Gracinha promoveu evento na comunidade Vão do Moleque, com estrutura semelhante à que foi montada em Vão de Almas.

Além do TJ-GO, a edição do Goiás Social em Cavalcante contou com a parceria Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Defensoria Pública, prefeituras de Cavalcante e Teresina de Goiás, Polícia Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Retomada, Secretaria de Administração, Goiasprev, Ipasgo e outros órgãos estaduais.

Foto: Lucas Diener

Secretaria da Comunicação – Governo de Goiás

About Author