Objetivo é reconhecer o trabalho das profissionais e desenvolver novas ideias para os cardápios escolares. Receitas premiadas serão reunidas em livro
O governador Ronaldo Caiado lançou, na manhã desta terça-feira (23/07), a primeira edição do “Sabores da Escola”, concurso de receitas que tem o intuito de modernizar os atuais cardápios da alimentação escolar na rede pública estadual. As inscrições, gratuitas, começam no dia 1º de agosto de 2024. O certame inclui cinco fases, sendo a última delas em Goiânia, no dia 30 de outubro, data dedicada à merendeira escolar.
O lançamento do concurso ocorreu durante reunião de coordenadores regionais na cidade de Goiás. Ao lado do vice-governador Daniel Vilela e da secretária da Educação, Fátima Gavioli, Caiado enfatizou que, ao chegar no Governo em 2019, encontrou uma situação difícil na rede pública estadual. Em visita a uma escola na época, percebeu que até a cozinha estava precarizada. “Mudamos completamente essa realidade”, afirmou.
Ao lançar o concurso “Sabores da Escola”, Caiado destacou que a alimentação escolar avançou tanto a ponto de abrir espaço para que as merendeiras possam colaborar com a melhoria das receitas, dando sugestões de economia e reaproveitamento dos alimentos. “Isso aqui é muito gratificante porque a criança bem alimentada tem outra disposição para estudar”, frisou o governador.
Secretária da Educação, Fátima Gavioli destacou que o objetivo principal do concurso é “selecionar, divulgar e premiar receitas culinárias inovadoras e saborosas, bem como valorizar e reconhecer o trabalho das merendeiras das escolas estaduais goianas, que diariamente dedicam seu talento e atenção à nutrição dos nossos estudantes”. Para ela, mais do que um concurso, o “Sabores de Goiás” é um momento para celebrar a diversidade alimentar e reconhecer o papel fundamental das merendeiras na formação de hábitos alimentares saudáveis.
O concurso
Nathália Martins e Camila Tavares, nutricionistas da Seduc/GO e integrantes da comissão organizadora do concurso, explicam que um dos pré-requisitos é a viabilidade de execução da receita. “Deve obedecer às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o teto de gastos e a infraestrutura das cozinhas das unidades escolares”, exemplificou Nathália.
As receitas inovadoras serão compiladas na 2ª edição do “Livro de Receitas: Alimentação Escolar do Estado de Goiás”, que será lançado em 2025. “Para o próximo ano, nossa meta é inserir as novas preparações nos cardápios da rede pública estadual”, afirmou Camila.
A final, que acontece em 30 de outubro, será disputada por cinco receitas e terá a seguinte premiação: o primeiro lugar ganhará uma Smart TV 65 polegadas; o segundo lugar, um Notebook I5; o terceiro lugar será premiado com um tablete; e a quarta e a quinta melhores receitas receberão um aparelho Alexa de 5ª geração.
Fotos: Hegon Corrêa
Secretaria da Educação – Governo de Goiás