Goiânia, 16 de julho de 2024 – A Cidade de Goiás é um destino turístico encantador, especialmente nos meses de férias. Fundada no Ciclo do Ouro, a antiga capital do Estado é um verdadeiro retrato do período colonial brasileiro, razão pela qual foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Além de suas belas igrejas e do museu da poetisa Cora Coralina, o município é conhecido pelos eventos culturais marcantes, como a Semana Santa com a famosa Procissão do Fogaréu e o Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA). Neste mês de julho, para garantir que o aumento do fluxo de turistas ocorra com segurança e sem interrupções no fornecimento de energia, a Equatorial Goiás apostou em um plano de recuperação do sistema elétrico e em manutenções preventivas na rede. Entre os meses de maio e julho foram realizadas mais de 200 substituições de equipamentos antigos por novos, mais modernos e eficientes, que vão garantir mais estabilidade ao sistema.
Com o auxílio de drones, as equipes puderam realizar inspeções detalhadas com agilidade, identificando mais rapidamente pontos críticos que necessitavam de intervenção. A tecnologia foi fundamental para a execução das correções, garantindo que a infraestrutura elétrica esteja preparada para o aumento da demanda durante as férias. O tempo de atuação foi otimizado e os técnicos puderam intervir antes mesmo de uma possível falha acontecer.
O superintendente da Equatorial Goiás na região Sudoeste, Adriano Coloni, conta que é fundamental executar o plano de reconstrução com apoio da tecnologia. “Sabemos que a Cidade de Goiás é um importante destino turístico, especialmente durante as férias. Nosso objetivo é garantir que todos possam aproveitar as belezas e eventos da cidade sem preocupações com a infraestrutura elétrica. Por isso, os drones nos ajudam a ganhar tempo e avançar nas ações de reestruturação do sistema em uma das principais regiões turísticas de Goiás”, destaca Adriano.
As manutenções realizadas incluem a correção de dezenas de pontos que apresentavam degradações e estavam há muito tempo sem manutenção e a realização de centenas de podas de vegetação tocando na rede de baixa e média tensão. “A manutenção preventiva é crucial para garantir a segurança e a qualidade do fornecimento de energia, especialmente em uma cidade com o valor histórico e cultural de Goiás. Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente seguro e confortável para todos, utilizando tecnologias avançadas, como os drones, para otimizar nosso trabalho”, afirma o superintendente.
Com as ações, a distribuidora reafirma o compromisso com a qualidade do serviço prestado aos clientes, investindo continuamente em manutenção e na recuperação da infraestrutura elétrica. Outros municípios turísticos também recebem ações para a reconstrução do sistema nesta temporada de férias como Aruanã, Pirenópolis, Caldas Novas, Três Ranchos e Alto Paraíso.
Foco na recuperação da rede
Em todo ano passado, a Equatorial Goiás investiu mais de R$ 2 bilhões na recuperação do sistema elétrico do estado. O resultado totaliza mais de 420 mil serviços entregues, 11% a mais do planejado em obras como manutenção preventiva, limpeza de faixa, criação de novas redes de média tensão, podas de árvores, manutenções e modernizações de subestações. No segundo trimestre deste ano, 87% das metas de obras foram concluídas.
Para que os goianos façam parte do plano de reconstrução do sistema elétrico e entendam os desafios para trazer estabilidade ao fornecimento da energia elétrica, a Equatorial criou o Trabalhômetro, uma plataforma pioneira entre todas as distribuidoras de energia do país, e que permite acompanhar em tempo real a atuação da concessionária no estado. Através do site, os clientes podem ver a evolução do trabalho, onde as equipes estão atuando, o que ainda vai ser feito e as metas para cada trimestre. O Trabalhômetro pode ser acessado por aqui: https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/
Até o fim de 2024, milhares de obras devem sair do papel para que os goianos possam sentir, ainda mais, os efeitos do trabalho de reconstrução do sistema elétrico. A distribuidora intensifica, durante o período de seca, podas preventivas em toda rede, troca de equipamentos e inspeções detalhadas no sistema. Os esforços são constantes para reverter o cenário, que era de abandono, em uma verdadeira transformação da rede de distribuição em Goiás.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 14 milhões de clientes. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².