Bom dia!
Observamos diante dos profetas menores as várias maneiras de Deus lidar com o seu próprio povo. Observamos diante disto a vida de Oseias é a forma com que Deus chama atenção de Israel diante da sua infidelidade.
Naquele dia, diz o SENHOR, ela me chamará: Meu marido e já não me chamará: Meu Baal. Oséias 2:16
Casado com Gomer sua mulher que foi uma prostituta. Ela deu três filhos a Oseias, Jezreel (Deus espalhou), Lo-Ruama (desprezada) e Lo-Ami (não é meu povo).
Quando, pela primeira vez, falou o SENHOR por intermédio de Oséias, então, o SENHOR lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR. Oséias 1:2
Observamos aqui que o estado espiritual do povo de Deus era deplorável, e nem a liderança religiosa dava o exemplo necessário para que o povo se arrependesse. Faltava ensino, como também o temor.
E ainda assim, Oseias mostra um Deus que ama de forma insistente seu povo. Porém, um amor não correspondido na mesma medida. Deus sempre libertando o seu povo e os transformando em uma nação e lhes trazendo prosperidade, esse mesmo povo facilmente esquece de Deus e dos seus preceitos, abandonando-o se voltando a outros deuses.
Observamos que é algo crônico em que o homem tem facilidade de se esquecer de Deus e do amor demonstrado por Ele.
Esse casamento de Oseias com uma prostituta foi uma comparação clara com a própria nação de Israel. Que estava se prostituindo, ou seja, qualquer adoração que não for ao Deus vivo é uma prostituição.
Deus aqui mostra algo que é tão sagrado que é o casamento pode ser destruído de tudo o que é santo por causa da infidelidade. Onde que vem a traição, sendo essa prática abominável a Deus.
A traição sempre é com quem está próximo, é onde ela acontece. Pessoas que somos ligados por laços de confiança. Aconteceu isso com Yeshua e Judas. Assim, aconteceu com Deus e Israel.
Deus usando Oseias e o casamento para demonstrar o amor e o quanto é abominável a traição. Do sentir-se trocado, inútil ao matrimônio. Tudo isso causado por idolatria!
Bom domingo!
Shalom! Shalom!
Gostou? Compartilhe 😉