1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2 Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.
3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.
5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
6 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
7 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.
8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
9 Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.
11 Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.
12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.
13 Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
Irmãos e irmãs, Davi, que foi o único homem segundo o coração de Deus, também deu suas derrapadas, ou seja, cometeu pecados.
Quando Davi se deitou com Bate-Seba, que era uma mulher casada, e além do mais casada com Urias, um dos líderes de seu exército, cometeu um pecado enorme. Transgrediu a lei de Moisés. Quando Natan entra em sua presença e faz uma parábola sobre uma pessoa que tinha várias ovelhas e outra que possuía apenas uma, o próprio Davi estabelece sua condenação e pena.
Porém Davi se retira de todos, vai lamentar e se arrepender verdadeiramente por seu pecado, chora copiosamente, se derrama na presença de Deus, e compõe o que na minha opinião é o mais importante e belo Salmo da Bíblia e que deve ser fundamento para nossa fé e caminhada.
Deus ouve Davi, ele continua sendo rei de Israel, apesar de seu pecado, pois Urias já havia sido morto após emboscada solicitada por Davi ao comandante do exército Joab, Bate-Seba também perdera o primogênito do casal.
Dois fatos importantes:
1) Davi foi pai de Salomão, filho que teve com Bate-Seba, que é considerado até a atualidade o homem mais sábio que pisou nesta terra, e após seu pai não ter da parte de Deus permissão para construir o Templo, é Salomão quem tem essa oportunidade e honra.
2) Apesar do perdão do pecado, a consequência dele gerada Davi não se viu remido, assim como cada um de nós, pois Deus perdoa o pecado, mas sua repercussão permanece, ele não pode construir o Templo e a discórdia e morte entrou em sua família.
Conclusão – É importante analisarmos cada passo que estamos dando, pois um em falso nos levará com certeza ao caminho da morte eterna, longe de Deus.
É chegado o momento de arrependimento e sobretudo de amarmos mais é verdadeiramente uns aos outros!!
Bom e abençoado domingo!
Shalom! Shalom!
Gostou! Compartilhe 😃