Instituto de pesquisas do Governo de Goiás colaborou com informações para anuário lançado pelo Grupo Jayme Câmara; publicação traz principais dados sobre o estado
O governador Ronaldo Caiado, acompanhado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, acompanhou, nesta quarta-feira (16), na sede do Grupo Jaime Câmara (GJC), o lançamento do Anuário Goiás 2023-2024. Uma das fontes de informação utilizadas no documento foi o Instituto Mauro Borges (IMB), órgão de pesquisas e estatísticas do Estado.
“O empresário e o cidadão goiano tem direito a informações concretas e sólidas, com fundamento. Esse anuário passa a ser um caminho que as pessoas terão e eu já determinei que todas as informações sejam amplamente divulgadas”, afirmou Caiado. O documento reúne informações sobre infraestrutura, economia, administração e série histórica de dados sobre o estado e seus municípios, sendo que o conteúdo está disponível no endereço https://especiais.opopular.com.br/anuariogoias.
Para a primeira-dama Gracinha Caiado, a publicação é importante para o governo e para a população. “Tudo que facilita o acesso à informação, é o que há de melhor. Muitas vezes você busca um dado e não sabe onde encontrar. Agora, é possível ter acesso a tudo isso em apenas um local”, afirma.
O diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, explica que o anuário, realizado em conjunto com o IMB, leva a informação clara, transparente, direta e simples, para toda a população, incluindo pesquisadores acadêmicos, profissionais da área da comunicação, estudantes, cientistas, e a população em geral. “São dados críveis, todos convalidados pelos especialistas do IMB, que fazem com que o documento seja uma fonte confiável de pesquisa a todos os interessados”.
A publicação foi feita no contexto de comemoração dos 85 anos do jornal e de 300 anos da colonização de Goiás. Presidente do GJC, Jaime Câmara Júnior destacou que ela reforça o compromisso com o leitor. “A aspiração é ser ponte, para levar ao público essas informações tão relevantes”. Júnior ressaltou ainda que a edição é bilíngue, “para facilitar o acesso a estrangeiros interessados em nosso estado, seja para investir, ou mesmo para conhecer Goiás”.
IMB
O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) é referência em pesquisas e estatísticas nas áreas de economia, geoprocessamento, geografia e ciências sociais. Estudantes secundaristas, universitários, de pós-graduação e doutorandos, professores, empresários e jornalistas, além de outros profissionais, têm o instituto como fonte de informações. Entre os conteúdos disponibilizados estão informes técnicos, boletins e estudos.
Fotos: Cristiano Borges
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás