Segundo a Bíblia, o Senhor trata severamente os orgulhosos. Isaías 2.12 declara: “Porque o Dia do Senhor dos Exércitos será contra todos os orgulhosos e arrogantes, e contra todos os que se exaltam, para que sejam humilhados.”

O orgulho é a mãe de todos os pecados e o orgulhoso peca por roubar a glória que deveria ser somente de Deus e não crer que Ele é a fonte e provisão de tudo.

A seriedade do orgulho é bem esclarecida pelas palavras do pregador Charles Spurgeon. Ele diz: “Não há nada em que o coração do homem caia tão facilmente quanto o orgulho, no entanto, não há vício que seja mais frequente, enfático e eloquentemente condenado nas Escrituras. O orgulho é algo que não deveria ser natural para nós, pois não temos nada do que nos orgulhar.”

Por isso, trate seriamente com o orgulho em sua vida. Não se mantenha autossuficiente e nem acredite que você é a sua principal fonte de proteção e provisão. Quebrante-se e humilhe-se diante do Senhor. Decida depender dEle e deixe que Ele governe e dirija sua vida. Acredite e viva as verdades do Salmo 127.1, que diz: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”

Lide duramente com o orgulho no seu coração. Chame-o de pecado e confesse-o ao Senhor. E acima de tudo, se disponha diariamente a ler e meditar em quem o Senhor é e faz, pois, ao olhar para o Seu poder e grandeza, o seu coração aprenderá a ser humilde. John Flavel, pregador puritano, escreveu: “Os que conhecem a Deus serão humildes, e os que conhecem a si mesmos não podem ser orgulhosos.”

Tenha um bom dia!

Shalom! Shalom!

About Author