A morte de Jesus é fundamento totalmente suficiente para confiança de todo Homem que crê em Jesus. Ele pode saber com certeza que seu pecado é perdoado e sua iniquidade é coberta.

“Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” (Romanos 8:34)

o Apóstolo Paulo, no santo ardor de sua fé ousa perguntar, ―Quem os condenará?
Ele desafia terra e inferno e Céu! Na justificável ousadia de sua confiança no sangue e justiça de Jesus Cristo, ele olha para a excelente Glória e para o Trono do Deus que é ―Santo Santo Santo, e mesmo em Sua Presença, diante de quem nem os Céus são puros, o qual a seus anjos atribui imperfeições, ele ousa dizer,―Quem os condenará?” De que maneira Paulo, que possuía uma tenra e sensível consciência, pode ser tão completamente livre de todo medo da condenação?

Certamente não foi por qualquer aspecto da enormidade do pecado. Dentre todos os autores que falaram da perversidade do pecado, nenhum a censurou com maior veemência, ou lamentou por ela com maior sinceridade do fundo de sua alma, do que o Apóstolo Paulo. Ele declara ser o pecado algo excessivamente maligno. Você nunca o vê sugerindo desculpas ou extenuantes. Ele não abranda o pecado e nem suas consequências. Ele é bastante claro quando fala do salário do pecado e do que sobrevém como consequência de iniquidade.
Ele não buscou aquela falsa paz que vem de considerar transgressão como uma insignificância. Na verdade, ele era um grande demolidor de tais refúgios de mentira.

Tenha certeza, caro ouvinte, que você nunca alcançará uma fundamentada libertação do medo da condenação tentando fazer seus pecados parecerem pequenos. Este não é o caminho – é muito melhor sentir o peso do pecado até ter sua alma esmagada do que se livrar do fardo com presunção e dureza de coração. Nossos pecados são condenáveis e irão condenar você a menos que sejam expiados pela grande Oferta pelo Pecado!

O Apóstolo também não calou seus medos por confiar em nada que ele mesmo houvesse sentido ou feito. Leia a passagem toda e você não encontrará qualquer alusão a ele mesmo. Se ele está certo de que ninguém pode condená-lo, não é porque ele foi o Apóstolo dos Gentios, nem porque ele sofreu muitas lutas e suportou muito por Cristo.

Bom domingo!

Shalom! Shalom!

About Author