IMG_0699

VOCÊ VÊ QUE NOSSO PAI CELESTIAL NÃO
DIZ QUE NÃO DEVEMOS TER HONRA. ELE NÃO A PROIBIU; ELE APENAS NOS PROIBIU DE NOS ORGULHARMOS DISSO.

Então, você vê que nosso Pai celestial não diz que não devemos ter honra. Ele não a proibiu; ele apenas nos proibiu de nos orgulharmos disso.

Um bom homem pode ter honra nesta vida. Daniel teve honra diante do povo; José cavalgou na segunda carruagem, e as pessoas se ajoelharam diante dele. Deus muitas vezes veste seus filhos com honra diante de seus adversários e faz com que os iníquos confessem que o Senhor está com eles em ações e em verdade.

Mas Deus proíbe que façamos dessa honra um manto para o orgulho, e nos pede que busquemos a humildade que sempre acompanha e precede a verdadeira honra.

Agora vamos perguntar brevemente, em primeiro lugar, o que é humildade? A melhor definição que já encontrei é: “pensar corretamente sobre nós mesmos”.
Humildade é fazer uma análise correta de si mesmo. Não é humildade para um homem pensar menos de si mesmo do que deveria, embora ele ache que isso é humildade.

Algumas pessoas, quando sabem que podem fazer algo, dizem que não podem; mas você não
chama isso de humildade? Um homem é convidado a participar de alguma reunião. “Não”, diz ele, “Eu não tenho habilidade”; no entanto, se você mesmo dissesse isso, ele ficaria ofendido com você. Não é humildade para um homem se levantar e se depreciar e dizer que não pode fazer isso, aquilo ou aquilo outro, quando ele
sabe que está mentindo.

Se Deus dá a um homem, um
talento, você acha que o homem não sabe disso?

Se um homem tem dez talentos, ele não tem o direito de ser
desonesto com seu Criador, e dizer: “Senhor, tu só me deste cinco”. Não é humildade subestimar a si mesmo,
humildade é pensar em si mesmo, se puder, como Deus pensa sobre você.

É sentir que, se temos talentos, Deus os deu a nós, e se atente que, como carga em uma embarcação, eles tendem a nos afundar. Quanto mais tivermos, mais submissos devemos nos manter. Humildade não é dizer: “Eu não tenho esse dom”, mas é dizer: “Eu tenho o dom e devo usá-lo para a glória do meu Mestre”.

Nunca devo buscar nenhuma honra para mim mesmo, “pois o que eu tenho que não tenha recebido?”

Bom domingo!

Shalom! Shalom!

About Author