Campanha Aquecendo Vidas conclui nesta sexta-feira (26/05) a entrega de mais de 26 mil benefícios, um terço dos 70 mil cobertores adquiridos para este ano. Desde 2019, governo já adquiriu mais de 270 mil peças, com investimento de R$ 9,5 milhões
Uma semana após a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, dar início à entrega dos cobertores da Campanha Aquecendo Vidas 2023, o Governo do Estado já enviou 26,1 mil peças a 107 municípios, por meio do Goiás Social. O número representa mais de um terço dos 70 mil cobertores adquiridos para este ano e que serão destinados a famílias vulneráveis, entidades sociais, refugiados e a pessoas em situação de rua de todos os 246 municípios goianos. Desde 2019, a atual gestão já adquiriu mais de 270 mil peças, com investimento de R$ 9,5 milhões.
À frente das entregas, Gracinha Caiado destaca que a agilidade na distribuição é primordial para que ninguém fique desamparado. “Se antecipar aos dias mais frios é fundamental para essas pessoas que, em muitos casos, não têm sequer um agasalho em casa. É por isso que fazemos questão de distribuir esses cobertores de forma rápida e em todos os municípios, porque depois que o frio passar, não adianta mais. Nossa preocupação é com as pessoas, com o bem-estar de cada um.”
Entre os municípios que retiraram os cobertores nos primeiros dias de campanha, Mineiros, no Sudoeste goiano, que tem temperatura mínima prevista de 14°C para as próximas semanas, foi beneficiado com 440 cobertores. De acordo com o prefeito Aleomar Rezende, essa iniciativa é de extrema importância para os mais necessitados. “Essa campanha é muito importante. Os mais vulneráveis precisam muito do governo e é uma satisfação ver que a primeira-dama Gracinha Caiado ampara essas famílias não só com esses cobertores, mas com diversas outras ações do Goiás Social que ela leva para nossas cidades”, destacou.
Realizada todos os anos, a Campanha Aquecendo Vidas envia os benefícios às prefeituras para que as famílias do interior sejam beneficiadas em tempo hábil, e distribui cobertores em Goiânia e na região Metropolitana, de porta em porta. “Temos essa preocupação de ir pessoalmente às casas dessas pessoas para fazer a entrega dos cobertores. Quando vemos de perto a situação em que se encontram, conseguimos, logo em seguida, levar outros benefícios por meio das ações do Goiás Social e a cada dia oferecer mais dignidade e qualidade de vida a elas”, completou Gracinha Caiado.
Beneficiada pela Campanha Aquecendo Vidas, Daniela Ferreira, moradora da Ocupação Emanueli, em Goiânia, vive em uma casa próxima a um córrego. Segundo ela, o frio durante a noite é quase insuportável. “Ainda bem que temos pessoas que se preocupam com a gente, que vêm até nós. Um cobertor desse, que pode parecer tão simples para os outros, ajuda a gente demais, porque passar frio dói lá dentro”, conta.
Fotos: Aline Cabral
Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás