Durante a abertura do evento, em Rio Verde, vice-governador destacou a cultura de responsabilidade fiscal e planejamento no setor público, implantada pelo governador Ronaldo Caiado, e disse que o momento é de grandes investimentos
Goiás será referência nacional em infraestrutura, assim como é para o agronegócio. O compromisso foi feito pelo vice-governador Daniel Vilela durante a abertura da Tecnoshow Comigo 2023, que chega à sua 20ª edição, em Rio Verde, no Sudoeste do Estado. Daniel fez uma reflexão sobre os avanços do agronegócio nessas duas décadas, graças ao empenho dos produtores e ao avanço da tencologia e da inovação e concluiu que o estado não melhorou sua infraestrutura no período.
“Infelizmente, enquanto a Tecnoshow crescia, o agronegócio crescia, nosso Estado não crescia. Vivia de programas de infraestrutura de mentira, que não realizavam nada”, destacou, fazendo referência à gestões anteriores à do governador Ronaldo Caiado.
Daniel Vilela pontuou que Caiado enfrentou inúmeras dificuldades, mas estabeleceu uma condição fiscal adequada, graças a um planejamento estratégico. “Goiás vive, desde o ano passado, um momento de investimentos que fará com que o estado muito em breve recupere esse tempo perdido e esteja à altura de competir, em infraestrutura, com outros estados”, assegurou.
“Estou dizendo isso porque eu me sinto como alguém que fala em nome da equipe do governador Ronaldo Caiado, do governo do Estado de Goiás, que implantou, ao longo dos últimos quatro anos, uma cultura de responsabilidade fiscal e de planejamento do setor público”, afirmou.
O vice-governador disse ainda que se ressente quando compara Goiás a outros estados que estão em condições melhores devido a investimentos realizados nas últimas décadas. “Goiás é um estado desbravador, inovador, que saiu na frente no agronegócio brasileiro, mas vejo em outros estados notícias de governo estadual fazendo ferrovia, recomprando concessão para ele próprio duplicar as rodovias porque a iniciativa privada não cumpriu com os compromissos da época da concessão. É esse o estado de Goiás que eu quero ver, com capacidade de investir, de abrir novas fronteiras agrícolas”, explicou. Goiás lançou, no mês passado, o Sistema Ferroviário Estadual e deverá conceder ramais ferroviários à iniciativa privada.
Daniel também lembrou que Goiás é hoje é referência em segurança pública, tanto no campo quanto nas cidades. “Recebemos aqui recentemente visitas de pessoas de outros países para conhecer nosso Batalhão Rural da PM”, relatou, lembrando que houve tentativas de invasão de terra nos últimos dias, mas que não se concretizaram. “O governador imediatamente determinou que a segurança da propriedade fosse mantida”, justificou.
Tecnoshow Comigo
Daniel Vilela enalteceu a Tecnoshow Comigo e o que ela representa para Goiás e para o Brasil. “Esta feira é a grande representação da transformação pela qual o agronegócio passou nos últimos 20 anos”, comparou. “Mas vejo que de nada adianta nós avançarmos em um determinado setor, mas ficarmos para trás em outras áreas. Isso acaba nos cobrando uma fatura mais à frente”.
Para Daniel, planejamento foi fundamental para que a Comigo – Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano – chegasse aos 47 anos como uma das maiores representantes do cooperativismo no país. “A Tecnoshow nos orgulha”, concluiu.
Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a Comigo iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do Centro Tecnológico). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços.
Fotos: André Costa