IMG-20230318-WA0109

Vice-governador participou do lançamento e da entrega de obras de ampliação do sistema de abastecimento da Região Noroeste de Goiânia; ele ressaltou o equilíbrio fiscal e a eficiência administrativa da empresa

“Governador, depois de quatro anos (do primeiro mandato), e já no quinto ano (somando com o segundo mandato), uma coisa que o senhor pode ter certeza e também se orgulhar é de ter devolvido a Saneago aos goianos”, afirmou nesta sexta-feira, 17, o vice-governador Daniel Vilela durante solenidade de lançamento e entrega de obras de ampliação do sistema de abastecimento da Região Noroeste de Goiânia, no Jardim Curitiba.

Daniel iniciou sua fala lembrando que o governador Ronaldo Caiado tem um lema, de que “a cultura e as mudanças precisam ser constantemente propagadas para que elas possam ser inseridas na cabeça das pessoas e, consequentemente, praticadas”.

“O governador sempre diz que o objetivo principal (da sua administração) foi devolver Goiás aos goianos e devo ressaltar que o senhor devolveu a Saneago àqueles que dependem dos serviços que são prestados por essa empresa e que hoje é referência em equilíbrio fiscal, em superávit, que tem as melhores notas no mercado de ações”, ponderou o vice-governador.

Daniel disse que se referia a dois aspectos: o primeiro é sob o ponto de vista ético, moral, de eficiência administrativa que a empresa alcançou. “O senhor (governador) estabeleceu formas para que essa empresa possa ter uma boa governança, um compliance adequado”, elogiou.

O segundo aspecto, ponderou o vice-governador, é o da eficiência. “Não adiantava ser uma empresa honesta, que tivesse uma governança, mas que não fosse eficiente”, observou. Daniel citou como exemplo a Região Noroeste, que ficou por muitos anos esquecida por outras gestões à frente do governo estadual. “É uma região pujante, que tem um dos metros quadrados mais caros de Goiás, mas que não tinha rede de esgoto, água tratada”, lembrou.

O vice-governador ressaltou a eficiência da Saneago, que acontece não só em Goiânia – que é um ponto estratégico para o desenvolvimento de Goiás -, mas vem ampliando seus investimentos para todo o estado. “Muitos municípios do interior passaram por isso e posso citar como exemplo minha cidade de Jataí, que ficou 12 anos sem nenhum investimento da Saneago, sem nenhum empreendimento podendo ser aprovado por falta dessas condições”, recordou Daniel.

Hoje, ao contrário, a Saneago tem suportado o desenvolvimento da cidade, garantindo a execução dos serviços necessários para acompanhar o crescimento populacional e a instalação de novas atividades econômicas no município, afirmou o vice-governador.

Por fim, Daniel Vilela citou números que comprovam o ótimo desempenho da empresa: 70% do estado atendido por esgotamento sanitário, muito acima da média do país, e 98% pela oferta de água tratada. “Olhando esses números, podemos pensar que praticamente acabou o serviço da Saneago. Mas Goiás cresce muito acima da média e precisamos de um planejamento estratégico e de pensar no futuro para não faltarem serviços de saneamento”, concluiu.

Fotos: Jota Eurípedes

About Author