IMG-20230226-WA0255
Governador confirma que todos os partidos que apoiaram a sua reeleição, em 2022, como União Brasil, MDB, PP, PSD, PDT, SD e outros irão participar da administração

HELTON LENINE

0 governador Ronaldo Caiado afirmou que todos os partidos que participaram da campanha pela reeleição, em 2022, vão integrar a sua segunda administração. Ele já nomeou o ex-deputado federal Lucas Vergílio (Solidariedade) para a secretaria de Relações Institucionais e Eurípedes do Carmo (PSC) para a presidência Goiás Fomento e Eduardo Machado (Podemos) para a presidência do Detran.

Dirigentes partidários aguardam desde novembro do ano passado o início das conversas sobre reforma administrativa e ocupação de cargos, mas os contatos foram prejudicados pela cirurgia cardíaca a que o governador foi submetido.

Já com a reforma aprovada e sancionada, foi intensificada a pressão para que os partidos aliados tenham estrutura, com vistas às disputas de 2024 e 2026.

Ronaldo Caiado antecipou, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa, ao participar de ato do Solidariedade, que vai se reunir com os presidentes do PSD, Vilmar Rocha, e do Progressistas (PP), Alexandre Baldy, além do ex-deputado federal Delegado Waldir (UB) para tratar de ocupação de espaço na administração. Os três foram os candidatos governistas ao Senado em 2022. “Vou atender todos que compuseram a chapa”, afirmou o governador.

O PDT, comandado em Goiás pelo casal George/Flávia Morais, também vive a expectativa de fazer indicação para o governo Caiado.

A declaração foi dada à imprensa durante evento de posse do secretário de Infraestrutura de Goiânia, Denes Pereira, como presidente do Solidariedade em Goiás. Ao contrário do interesse dos aliados, o governador não mostrou pressa em realizar trocas em cargos de primeiro escalão. “A reforma administrativa se dá com muita tranquilidade, até porque, eu não entrei no governo agora, eu continuei no governo”.

O projeto de reforma, aprovado pela Alego e sancionado pelo governador, criou apenas as secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e do Entorno do Distrito Federal (Sedf). O titular nomeado para a Seinfra foi Pedro Sales, que acumula o cargo com a presidência Agehab.

A questão mais latente na base é a ocupação da Secretaria do Entorno. Seguem cotados e interessados o presidente regional do Republicanos e ex-prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, deputado federal Célio Silveira (MDB) e a ex-deputada federal pelo DF, Flávia Arruda.

Caiado atendeu o Solidariedade, com a Secretaria de Governo, agora chamada de Secretaria de Relações Institucionais. Já trabalha no cargo o ex-deputado federal Lucas Vergílio.

Reforma administrativa

O governador Ronaldo Caiado explica que o texto da reforma administrativa preservou a essência da gestão anterior e buscou promover apenas readequações na estrutura da máquina para conferir maior eficiência às ações de governo. Duas novas secretarias foram criadas: A de Infraestrutura e do Entorno do Distrito Federal.

“Essa reforma me permite destacar pessoas que darão respostas sobre cada uma das obras que estejam ocorrendo no governo, é a readequação de uma estrutura que deu certo e foi convalidada pela população”, explicou.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, que coordenou a elaboração do texto da reforma administrativa, ressalta que as mudanças propostas permitem ao governo concentrar esforços em áreas específicas.”Fizemos a lição de casa, estruturamos o Estado nos aspectos fiscais, econômicos e de programas ofertados. Ago- ra, temos condições de assumir novos desafios, de forma melhor planejada e estruturada. E as mudanças refletem esse ce- nário”, avalia.

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) foi criada com o objetivo de concentrar a formulação e execução de políticas públicas de habitação e obras, além de efetuar o monitoramento e acompanhamento da execução, e do uso dos recursos destinados a essa finalidade.

Já a Secretaria do Entorno do Distrito Federal (Sedf) é dedicada ao assessoramento dos municípios que integram a região, com a finalidade de tornar mais eficiente o relacionamento entre os entes estadual, distrital e federal, em assuntos que são diretamente interligados.

About Author