
Em menos de 24 horas, a Turquia foi atingida por dois tremores; vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que um prédio desaba no país do Oriente Médio.
A Turquia foi atingida na manhã desta segunda-feira (6/1) por dois terremotos de magnitude 7,6. O tremor foi sentido na região de Kahramanmaras, no sudeste do país e deixou milhares de mortos e feridos. Tremores também foram sentidos na Síria.
Na Turquia, 912 morreram, segundo o último balanço do governo. Já na Síria, foram 592, segundo a agência de notícias local.
O primeiro terremoto foi sentido no início da manhã. Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio.
Mais de 40 réplicas foram registradas desde o terremoto principal, a última delas de magnitude 7,7.
O terremoto deixou um rastro de destruição nos dois países, e milhares de pessoas estão desaparecidas. Além disso, segundo autoridades locais, centenas de pessoas estão feridas.
Ainda nesta manhã, horas depois do primeiro terremoto e das réplicas, um segundo tremor atingiu a mesma região da Turquia, desta vez com magnitude 7,5, segundo o governo local.
Ainda não se sabe os danos causados pelo novo tremor, mas equipes de busca já estavam no local.
Um prédio desabou em Malátia, uma grande cidade na região oriental da Turquia. O desmoronamento aconteceu durante os esforços de resgate no local.
Uma testemunha filmou o momento em que o prédio desabou e gerou uma fumaça pesada envolvendo a área.
Nas imagens, é possível ver dezenas de pessoas correndo.