Em Romanos 11.36, Paulo afirma: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém!”

Ao terminar o capítulo 11, Paulo explode numa expressão de louvor a Deus por Sua majestade, grandeza e sabedoria. Esse louvor é uma resposta apropriada pelo que Deus fez, faz e fará.

Paulo afirma: “Porque dEle…” Paulo declara nessa frase que o Senhor é a fonte original de tudo o que existe porque Ele é o Criador. Tudo foi formado por Ele, portanto, Ele tem o direito e autoridade sobre tudo.

Paulo também diz: “…por meio dEle.” Paulo declara que Deus não é só a fonte de tudo, mas é por Sua agência que tudo se processa. Tudo e todos somente agem por e através dEle. Ele age de forma soberana, independente e livre. Ele está no controle de tudo e todos e nada e ninguém pode manipulá-Lo, obrigá-Lo ou impedi-Lo.

Paulo termina dizendo: “…para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre…” Deus não só é a fonte e agência de tudo, mas Ele é a causa final de tudo e todos. Ele é o fim pelo qual todas as coisas foram formadas. Tudo existe para Sua glória. Tudo existe para manifestá-Lo e O glorificar em Seus atributos. O fim de tudo é Ele.

Sendo Deus a origem, o meio e o fim de todas as coisas, cabe a cada um de nós reconhecer e descobrir cada vez mais quem Ele é, amando-O, alegrando, desfrutando, dependendo, obedecendo e confiando nEle.

Assim, centre sua vida no Senhor e faça tudo para que somente Ele receba a glória, pois este é o objetivo mais elevado de todo ser humano.

Tenha um bom dia!

About Author