A segurança pública de Goiás hoje é ” Modelo Nacional ”
Aqui em Goiás a coisa é muito diferente. O governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB), sua equipe de delegadas e de delegados e contando com o trabalho ostensivo da Polícia Militar goiana, estão enfrentado de frente o crime organizado ou não, desvendando crimes e colocando bandidos na cadeia à disposição do Poder Judiciário. Agora quando os criminosos se dão ao luxo de enfrentar a Polícia, eles às vezes não têm se dado muito bem – lógico!
“Caso Lázaro: veja o momento em que o assassino é capturado pela polícia goiana”, Yahoo Notícias
” Governo de Goiás cria arsenal de ações para o combate à violência contra a mulher”, Poptvnews
” Assassino serial de adolescentes confessa mais uma morte em Goiânia”, Folha Z.com
” Trio é preso suspeito de participar de roubo a joalheria de Goiânia; vídeo mostra assalto” – G1 Goiás
Quase todos os dias, as imprensas goiana nacional têm noticiado apreensões de toneladas de drogas, de quadrilhas especializadas em roubos de bancos, de veículos e de cargas – algo jamais visto em governos anteriores em Goiás. O combate à violência contra a mulher, é uma das ações mais ativas praticadas pelo Governo de Goiás. Com o mote “Em Goiás, quem bate em mulheres está agredindo o estado inteiro”, foi até criada pelo governo de Goiás e gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) a campanha publicitária: “Todos por Elas”, para o combater à violência contra a mulher e o feminicídio. Agora Ladrões de aparelhos de celulares perderam a boquinha em Goiânia. Os indicadores comprovam minhas afirmativas.
Dados do Observatório de Segurança Pública apontam menores índices já registrados no Estado. Desde início da gestão, homicídios caíram 41,8% e latrocínios foram reduzidos em 67,6%. Destacam-se as quedas de incidências de roubos em residências (-28,5%), em comércio (-28%), de veículos (-25,5%) e a transeuntes (-25,1%)
Gosto sempre de reelembrar uma frase de Ronaldo Caiado numa entrevista que ele me concedeu em 1990 na cidade de Ana´polis (GO) com exclusividade para o jornal DIÁRIO DA MANHÃ. ” Se um dia, eu for governador de Goiás, bandido vai ter que mudar de profissão ou de endereço. “ Esta frase de Caiado se perpetuou e se tornou numa realidade em Goiás porque Ronaldo Caiado, não promete aquilo que ele não pode cumprir. Até o próximo!
Raimundo B. Lira é Jornalista, Internacionalista e presidente da Comissão Provisória para a organização e legalização da Associação Brasileira de Blogs e Sites (AABBwebsite / Brasília – DF).