Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. – Salmos 139:23-24
𝗦𝗼𝗻𝗱𝗮-𝗺𝗲: Davi clama para que Deus sonde o seu coração, em outras palavras ele pede para que Deus examine os seus maiores desejos. Algumas vontades e paixões do homem podem fazer com que ele mude seu curso, até mesmo desviando de Deus, Davi entrega todos esses desejos, os mais profundos, nas mãos de Deus e pede “examine-os”.
𝗣𝗿𝗼𝘃𝗮-𝗺𝗲: A Seguir ele clama para que Deus o teste a fim de descobrir algum objetivo ruim em sua mente. Se o Senhor nos provar, quais caminhos ele encontraria dentro de nós? Quando Deus nos prova fica evidente para nós quais são as nossas motivações, por quais motivos fazemos o que fazemos. Muitos fazem a obra de Deus por puro orgulho e não por amor a Deus. Quando Deus prova o coração de Davi não descobre nada que já não sabia, quem descobre somos nós.
𝗚𝘂𝗶𝗮-𝗺𝗲: A oração do salmista termina clamando a Deus para que direcione seus passos. Uma atitude que exige muito mais humildade pois muitos de nós não estamos dispostos a esquecer um plano ou abandonar uma ideia que vá contra a vontade de Deus, Davi aqui se entrega completamente e ainda
pede para que Deus o guie pelo caminho eterno, isso mostra a vontade de Deus acima da nossa própria vontade e nos leva a aceitar o que Deus tem para nós ao invés de ficarmos numa luta constante entre o que nós queremos e o que Deus vai de fato fazer de nós. Que Deus nos guie pelo seu caminho.